| Notícias
Enquete PL Ato Médico - Vamos votar contra! |
![]() |
| Notícias >> |
PSICÓLOGO(a) VAMOS VOTAR CONTRA O PL DO ATO MÉDICO: PARTICIPE DA ENQUETE FEITA PELO SENADO
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reafirma sua posição sobre o PL do Ato Médico, questionando-o por manter, no texto aprovado pela Câmara dos Deputados em 21 de outubro, seu vício de origem, que é colocar em risco o cuidado integral à saúde preconizado pela Constituição Federal para o SUS, uma das grandes conquistas do povo brasileiro após a redemocratização do país.
A atenção à saúde deve continuar sendo realizada pelo conjunto de profissões da saúde, garantindo ao usuário do SUS a atenção multiprofissional e interdisciplinar e o direito a uma atenção à saúde que leve em conta as diversas determinantes dos processos de saúde e doença. E, não, como no projeto, que centraliza no médico todo tipo de diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica. Ou seja, torna privativo do médico fazer o diagnóstico, inclusive das doenças psicológicas, bem como a indicação do tratamento. Ao psicólogo caberá apenas receber o encaminhamento e realizar o tratamento psicológico que foi indicado e prescrito pelo médico!
O Conselho Federal de Psicologia apoia a iniciativa de regulamentação profissional da medicina. Contudo, não se pode ferir a autonomia de outras profissões.
PARTICIPE DA ENQUETE, VAMOS LUTAR PELA PSICOLOGIA E PELA GARANTIA DA ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL AO USUÁRIO DO SUS. Para participar da enquete acesse: http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/ ou http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0
Voltar
|