Jornada de Psicologia 2020

APRESENTAÇÃO

Jornada de Psicologia 2020: “A Psicologia em Tempos de Pandemia: possibilidades e desafios ao exercício profissional”.  On-line pela primeira vez de 18 a 27 de agosto.

 

No mês da(o) psicóloga(o), o Conselho Regional de Psicologia do RN realiza, de 18 a 27 de agosto, a 18ª edição da Jornada de Psicologia com o tema A Psicologia em tempos de pandemia: possibilidades e desafios ao exercício profissional”. Podem participar estudantes e profissionais da Psicologia.

 

A Jornada acontecerá de forma on-line pela primeira vez, com a maioria das atividades fechadas pela plataforma Cisco Webex (clique para baixar o aplicativo).

 

Os links para acesso aos eventos serão disponibilizados com antecedência via e-mail. A programação conta também com eventos abertos que serão transmitidos pelas redes sociais do CRP.

Inscrições

Inscrições via formulário on-line de 10 a 18 de agosto. VAGAS LIMITADAS! 

PROGRAMAÇÃO

CONFERÊNCIA DE ABERTURA 

18 de agosto – Terça-feira (Youtube e Facebook)

Das 19h às 21h

Convidada: Symone Melo – CRP 17/0369 – Doutora em Psicologia pela UFPE. Mestre em Psicologia Clínica pela USP e diretora do Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA/UFRN. Atua como plantonista e supervisora da plataforma “Disque Prevenção ao Coronavírus”, do governo do Estado. É membro do Conselho Consultivo do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/UFRN).

 

Mediador: Rafael Ribeiro – CRP 17/3227. Psicólogo da SEMTAS, Prefeitura de Natal. Conselheiro presidente do CRP-RN.

 

19 de agosto – Quarta-feira 

 

Das 10h às 12h – Roda de Conversa: Desafios da psicóloga da saúde durante e pós-pandemia

 

Convidada: Ana Kalliny Severo – CRP 17/1752 – Mestre em Psicologia pela UFRN. Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora do curso de Psicologia e do mestrado em Saúde Coletiva da Facisa da UFRN

Mediadora: Estela Garcia da Silva Medeiros – CRP 17/2951. Psicóloga. Especialista em Saúde mental e rede de atenção psicossocial. Psicologa clinica com ênfase em Psicanálise. Atua como Psicóloga no Caps I e III na região do Seridó.

 

17h – Live Instagram: Orientações de biossegurança para reabertura dos serviços

 

Convidado: Gildeon Mendonça – CRP 17/1842 – psicólogo organizacional e assessor técnico do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RN).

Mediador: Wagner Macedo Dantas – Psicólogo CRP 17/1253. Formação em Programação Neurolinguística. Psicólogo da rede de Educação do município de Jucurutu. Conselheiro CRP-RN.

Das 19h às 21h – Mesa-redonda: A prática da psicoterapia na atualidade: desafios e perspectivas

 

Convidadas: Juliana Andrade – CRP 17/3165 – Mestra em Psicologia e Especialista em psicologia clínica pela UFRN.

Doriana Setúbal- CRP 17/0361- Psicóloga Clinica, Gestalt-Terapeuta, Especialista em Psicologia Clinica Fenomenológico Existencial (UFRN). Supervisora, formadora de Psicoterapeutas (Gestalt-Terapia)

Maria Tereza Vieira Holanda – CRP 17/3199- Gestalt terapeuta,  Especialista em família. Psicóloga clinica e da saúde.

Pammella Lyenne Barbosa de Carvalho – CRP 17/2950 – Psicóloga. Especialista residente em atenção básica, saúde da família e comunidade. Mestranda em Ciências sociais e humanas. Conselheira do CRP-17, membro do GT de Psicoterapias

Mediador: Robério Nunes Maia. CRP 17/3140. Psicólogo conselheiro. Mestrando no Programa de Educação/UFRN. Atua como psicólogo clínico e processos grupais sob o enfoque psicanalítico.

 

20 de agosto – quinta-feira 

Das 10h às 12h – Roda de conversa: Atendimento on-line: aspectos normativos, éticos e técnicos

 

Convidadas: Darliane Dantas (CRP 17/1204) – Psicóloga Clínica e hospitalar; especialista em gestalt-terapia e intervenção sistêmica familiar. Atua na Ciclus cuidado familiar, Promater e UPA Nova Esperança.

Pâmella Catherine Salles Santos- CRP 17/3680. Psicóloga. Mestrado em Psicobiologia – UFRN (2017) com pesquisa de cooperação em humanos mediados por computador.

Kaynelly Souza de Melo- CRP-17/2034, Psicóloga orientadora Fiscal do CRP-17/RN

Mediadora: Débora Vale (CRP/17-1263). Psicóloga Esp. em Psicologia Clínica e Mestranda em Psicologia (UFRN), Gestalt-terapeuta (IGT-PE). Coordenadora do Grupo de Gestalt-Terapia de Natal (Gestalten)

Das 19h às 21h: Palestra: Racismo estrutural e o compromisso de construir uma psicologia antirracista

 

Convidadas: Jenair Alves – CRP 17/5249 – Psicóloga no Instituto Ekoaiê, doutoranda em Psicologia (UFRN), membro do Coletivo “As Carolinas” e do Programa “Marielle Franco” (Fundo Baobá)

 

Vanessa Terena (CRP 14/07450-9) – psicóloga indígena formada na UCDB, conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (CRP14) e conselheira da ABIPSI (Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos).

 

Mediadora: Marina Queiroz – 17/3644- Conselheira e psicóloga atuante do CREAS de Campo Redondo. Especialista em Saúde mental e atenção psicossocial.

 

21 de agosto – sexta-feira 

Das 15h às 17h: Roda de Conversa: O autocuidado da profissional de psicologia em tempos de pandemia

 

Convidadas: Camila Rubim – CRP 17/1831 – Atua como psicóloga clínica. Mestra em psicologia pela UFRN. Psicoterapeuta somática em Biossíntese pelo International Foundation for Biosynthesis. Atua também  como professora da Biossíntese em Natal.

 

Maria Aparecida de França – CRP 17/0202- Psicóloga, Psicanalista. Especialista em socialização e em saúde mental, e Doutora em psicologia (UFRN), Psicóloga na SESAP, professora na Universidade Potiguar e no Instituto Bem te vi.

Mediadora: Rayanne Cardoso Pereira – CRP 17/1180. Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica (UFRN). Formação em psicoterapia somática em Biossíntese (IFB – Suiça).  Membro do Grupo de estudos em psicanálise.

Das 17h às 19h: Mesa-Redonda: Elaboração de documento para a justiça

 

Convidadas: Clarissa Nesi Venzon – 17/1844 – Psicóloga Clínica de Orientação Psicanalítica, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica para Crianças, Jovens e Adultos. Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (UFRN)

 

Gessica Raquel Clemente Rodrigues – CRP 17/2859 – Possui formação em Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, especialista em Psicologia Clínica na abordagem fenomenológico-existencial.

Ronald Luís França Alves – CRP 17/4061 Psicólogo, Especialista em Saúde mental e atenção psicossocial e Especialização em teoria psicanalítica. Atualmente atua como psicólogo clínico e como estagiário de pós-graduação no TJRN.

Mediadora: Shirley Magnólia Baumgartner Câmara de Oliveira – CRP 17/1886. Psicóloga, Tecnóloga em Gestão Pública, Analista de Perfil Comportamental. Atualmente, é supervisora do Setor de Saúde e Qualidade de Vida, membro do Laboratório de Desenvolvimento Humano da Justiça Federal do RN.

Das 19h às 21h: Roda de Conversa: Homens negros e subjetividades 

 

Convidados:  Gilson José Rodrigues Júnior – professor do IFRN e graduado em Ciências Sociais pela UFRN. Mestre e Doutor em Antropologia pela UFPE

 

Leonardo Santos Aguiar da Silva – CRP 15/4605 – psicólogo clínico e social – mestre em Psicologia pela UFAL.

 

Mediador:  Thiago Laurentino – CRP 17/2349 – Mestre em Gestão Pública pela UFRN. Doutorando em Psicologia – UFRN.

 

24 de agosto – Segunda-feira

Das 16h às 18h: Mesa- redonda: Violências e Direitos Humanos: o que interessa à psicologia? 

 

Convidados: Candida Souza – Dra. em Psicologia. Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio- UFRN.

 

Andréia Garcia dos Santos – 07/27615 – Atua como psicóloga clínica e Social.  Doutoranda em Psicologia pela UFRN. Pesquisadora do Programa de Cooperação Acadêmica vinculado à Pós-graduação de Psicologia das Universidades Federais de Santa Maria, Rio Grande do Norte e UNB.

 

Mediadora: Natália Campos- CRP 17/2374, psicóloga conselheira. Especialista em Assistência sociojurídica e Segurança Pública. Atua no Sistema socioeducativo e Perita credenciada no Núcleo de Perícias do TJRN.

 

Das 18h às 20h: Roda de Conversa: A atuação no SUAS, nos diferentes níveis de complexidade

 

Convidados: Nívia Lúcia de Andrade Oliveira – CRP-17/2824,  graduada e mestre em Psicologia pela UFRN, docente do curso de Psicologia na UnP em Natal, psicóloga do CRAS de Assú

 

Marina Queiroz – CRP 17/3644 – psicóloga conselheira,  atua no CREAS de Campo Redondo. Especialista em Saúde mental e atenção psicossocial.

 

Stênio Stephanio– CRP: 17/2989 – Psicólogo conselheiro. Atua na Gestão de Risco de Emergências e Desastres. Coordenador do Serviço de Emergências e Calamidades Públicas (SEMTAS/Natal).

Mediadora: Iana Catarina De Araújo Viana – CRP 17/2431. Psicóloga Especialista em Saúde Mental. Professora do curso de Psicologia da Facep em Pau dos Ferros

 

Das 20h às 22h: Mesa-redonda: A Psicologia e o debate sobre povos tradicionais:  a construção e debates das referências técnicas do CREPOP

 

Convidados: Prof. Dr. João Bosco Filho – Mestre em Enfermagem com área de concentração em Saúde Pública pela UFPB. Atua como professor de Ciências da Religião na UERN e como docente do quadro Permanente do Mestrado Profissional Saúde da Família – MPSF/RENASF/UFRN.

 

Aércio Gomes – estudante de jornalismo e subcoordenador de Povos e Comunidades Tradicionais do RN (COEPPIR). Atua também como Coordenador Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ)

Mediadores: Rafael Alves Gonçalves- CRP 17/3868 – Psicólogo, Especialista em Psicologia Jurídica pela CESREI.

Zilanda Lima – CRP 17/1661 – Psicóloga, assessora Técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP 17/ RN

Dia 25 de agosto – terça-feira

 

Das 9h às 11h: Mesa- redonda: As atuais condições das trabalhadoras do SUAS: Organização e produção de cuidado

 

Convidados: Rafael Ribeiro Filho: Psicólogo da SEMTAS, Prefeitura de Natal. Conselheiro presidente do CRP-RN

 

Élida Dantas – CRP 17/2067- Psicóloga clínica e social. Atua no Núcleo de Apoio a Saúde do servidor – NASS (SEMTAS/Natal). Professora do curso de Psicologia e da Pós-graduação em Saúde Mental na UNINASSAU. Membro da Comissão de Assistência Social do CRP-17.

 

Mediadora: Iana Catarina De Araújo Viana – CRP 17/2431. Psicóloga Especialista em Saúde Mental. Professora do curso de Psicologia da FACEP em Pau dos Ferros

Das 19h às 21h: Oficina: Psicologia, feminismos e violências de gênero

 

Convidada: Cândida Dantas – professora adjunta do Dpto. de Psicologia da UFRN e membro do Programa de Pós-graduação em Psicologia (DEPSI/UFRN). Vinculada ao grupo de pesquisa Modos de subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades (diretório de GP/CNPq).

 

Mediadora: Carmem Plácida Sousa Cavalcante- CRP 17/1651. Psicóloga Doutoranda em Psicologia (UFRN). Professora substituta na UFRN, Campus de Natal. É membro do Observatório da população infanto-juvenil em contextos de violência e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação, ambos da UFRN.

26 de agosto – quarta-feira

Das 10h às 12h: Roda de conversa: Clínica social e o trabalho voluntário

 

Convidados:  Ciro de Almeida Sampaio – CRP 17/2795 – psicólogo atuante Proteção Social Básica (SEMTAS/Natal). Psicólogo também pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP/RN).

 

Alysson Zenildo Costa Alves- CRP-17/0920, psicologo orientador fiscal do CRP17/RN.

 

Mediadora: Ana Andréa Barbosa Maux- CRP 17/0748. Psicóloga. Doutora em Psicologia pela UFRN. Professora da Unifacex (Natal). Psicóloga jurídica na 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal/RN.

 

Das 17h às 19h: Roda de Conversa: A psicologia no contexto da Educação e educacional com Lançamento e discussão da Nota Técnica da atuação dos Psicólogos na Educação

 

Convidada: Vânia Calado – CRP 17/2407- Psicóloga. Doutora em Psicologia pela UFRN. Atua como docente do curso de Psicologia na UNP.

Elaine Macedo – (CRP 17/2439) – Especialista em Avaliação Psicológica (UNI-RN) e Mestre em Educação Especial (UFRN). Psicóloga escolar do IFRN e Psicoterapeuta Clínica de crianças e adolescentes sob a abordagem Cognitivo Comportamental.

 

Mediador: Rafael Ribeiro Filho – CRP 17/3227. Psicólogo da SEMTAS, Prefeitura de Natal. Conselheiro presidente do CRP-RN

Das 19h às 21h: Mesa-redonda: “Saúde mental e segurança no trabalho em contexto de pandemia”

 

Convidados:  Edwar Gonçalves – CRP-17/3116- Tem formação como Psicólogo, Advogado e Engenheiro. Atou como como juiz do Trabalho no TRT e como auditor fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho. Atualmente é Professor de Direito Aplicado à SST do IFRN.

 

Alda Karoline – CRP 17/1471 – Doutora em Psicologia, pesquisadora e docente no campo da saúde do trabalhador. Diretora do Nostrum Instituto de Psicologia

 

Mediadora: Helena Oliveira – CRP-17/4354 – psicóloga clínica,  conselheira e coordenadora da Comissão de Trabalho e Organizações (CPTO). Atua como educadora Social do Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA Casa Renascer) com ênfase no enfrentamento à violência sexual.

 

Das 20h às 21h30: Mesa-redonda: RT Questões da terra: onde pisam as Psis, na valorização das raízes (lançamento)

 

Convidados:  Fernanda Gurgel – CRP 17/0760- Doutora em Psicologia, Professora Adjunta do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN). Sócia fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA).

Joelson Santos – militante do setor de saúde do MST; Médico de Família e Comunidade; Membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Mediadores: Rafael Alves Gonçalves – CRP 17/3868. Psicólogo, Especialista em Psicologia Jurídica pela CESREI.

Zilanda Lima –  CRP 17/1661, Psicóloga, assessora Técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP 17/ RN

ENCERRAMENTO – 27 de agosto (Youtube e Facebook)

Das 19h às 21h: Palestra: Arte e loucura: produção de cuidado no novo mundo (com apresentações artísticas)

 

Convidada: Andréia Clara Galvão- CRP 17/ 0262. Psicóloga Psicanalista. Dra. em Educação pela UFRN. Socia-Fundadora do Instituto Bem Te Vi. Supervisora Clínica do Centro de Reabilitação Infantil e de Adultos CRI/CRA – SESAP.

 

Mediadora: Keyla Mafalda De Oliveira Amorim- Psicóloga CRP 17/1707. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do curso de Psicologia da Faculdade Evolução (FACEP, Pau dos Ferros-RN), pesquisadora do Opa! Observatório de Políticas Públicas do Alto Oeste Potiguar, e do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPM&E/UFRN). Conselheira e vice-presidente do CRP-17.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira as notícias relacionadas à Jornada de Psicologia 2020.