08 nov CRP-17 representa CFP em audiência pública sobre violência contra a mulher na Câmara dos Deputados
A convite do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o CRP-RN teve participação como entidade representativa da classe, em audiência online realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 5 de outubro, sobre “Violência doméstica e familiar contra a mulher”.
A audiência que foi proposta pela Comissão de Segurança Pública da Câmara, teve como objetivo debater sobre as redes de apoio existentes, definir mecanismos para o aperfeiçoamento das redes de proteção e criar estratégias para o enfrentamento da violência contra mulheres.
Representando o CFP e o CRP-17, a conselheira Carmem P. S. Cavalcante (CRP-17/1651), coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP, destacou em sua fala que esta problemática tem raízes profundas e precisa ser enfrentada da mesma forma, ou seja enfrentando as bases patriarcais nas quais estão assentadas a nossa sociedade. De acordo com Carmem, o patriarcado exerce poder sobre os corpos das mulheres, estrutura o sistema capitalista e as desigualdades de gênero e a violência.
“Queremos que nossa voz seja legitimada! Nossa prática em defesa da não violência contra mulheres parte da necessidade de olhar para sociedade de forma mais igualitária. É um debate amplo e fecundo que precisa envolver toda sociedade. Precisamos discutir isso com homens também”, afirmou Carmem na ocasião.
Assista a fala inicial do CRP aqui, assista as considerações finais aqui!
No Comments