09 jun CRP-17 solicita ao Estado a ampliação de psicólogos nos serviços de saúde
O Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN) enviou ofícios na última sexta-feira,5, à Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), ao Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), recomendando a ampliação da contratação de psicólogas(os) no quadro permanente dos serviços de saúde em todo estado, dado o aumento de crises de Saúde Mental durante a pandemia.
Ao secretário municipal de Saúde, George Antunes, o CRP reforça que, desde a última chamada do concurso, no dia 1º de abril, dos 153 profissionais convocados (86 de nível superior), havia apenas um psicólogo em substituição a um não comparecimento à convocação. Em novo edital, a prefeitura convoca apenas três psicólogos. Para o CRP, essa quantidade é insuficiente diante da complexidade da crise sanitária que estamos vivenciando.
Ao Governo Estadual e à FEMURN, o CRP-17/RN reforça que apesar da convocação de 30 profissionais pela SESAP, eles foram chamados apenas pela vacância, não havendo nenhum profissional de Psicologia no Plano de Contingência Hospitalar para a COVID-19.
O CRP-17/RN considera importante o planejamento de ações continuadas de promoção à Saúde Mental, voltadas aos cuidados da população e das equipes que estão na linha de frente, antes, durante e pós-pandemia.
Faça download dos links abaixo para ler os ofícios na íntegra:
Ofício enviado a SMS
Ofício enviado a FEMURN
Ofício enviado ao Governo do Estado
No Comments