26 maio Currais Novos recebeu o projeto “CRP Itinerante” nos dias 19 e 20 de maio; próximo destino é Pau dos Ferros
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-17) e o Conselho Regional de Serviço Social chegaram ao município de Currais Novos na última quinta-feira (19) para mais uma etapa do projeto “CRP Itinerante” sob o tema Construindo a Psicologia no RN: edição comemorativa aos 15 anos, o evento reuniu psicólogos e assistentes sociais e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social e da Prefeitura Municipal.
O projeto “CRP Itinerante” tem como objetivo garantir espaços de orientação à categoria nos interiores, articulação entre as profissões nas políticas públicas e, incidir no Poder Público para que valorize a profissão, incluindo, por exemplo, a participação desses profissionais no ambiente escolar.
A abertura das atividades aconteceu no Palácio Raul Macedo, sede da Prefeitura Municipal. Na ocasião, a vice-prefeita, Ana Albuquerque, e a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Zefinha Moura, receberam o conselheiro tesoureiro do CRP, Robério Nunes Maia (CRP-17/3140), e a conselheira e Coordenadora da Comissão de Educação, Andreína da Silva Moura (CRP-17/3304).
Para a vice-prefeita Ana Albuquerque, a realização da solenidade no município é importante por gerar debates promissores entre os profissionais das respectivas áreas. “Através desse evento estaremos debatendo pautas importantes para que o Conselho de Psicologia possa atuar cada vez mais dentro da cidade, cobrando, discutindo e levantando assuntos que gerem resultados para os psicólogos e para os assistentes sociais.”
Ao iniciar os trabalhos da mesa-redonda “Perspectiva de Atuação da Psicologia e do Serviço Social na Educação básica“, a psicóloga e conselheira Andreína Moura relembrou a importância da parceria entre as duas profissões para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes no ambiente escolar.
“A demanda para as nossas categorias aumentou nos últimos anos, principalmente após a pandemia, quando todos – professores e alunos – ficaram mais sobrecarregados emocionalmente. Então nossa função é encontrar soluções para contornar os conflitos desse lugar (escola), respeitando as atribuições de cada profissão”, destaca.
As atividades do evento seguiram na sexta-feira (20), na Câmara Municipal, com a realização de mesas e oficinas. A psicóloga e conselheira Marina Angélica Silva Queiroz (CRP-17/3644), liderou a mesa-redonda “Referência técnica para atuação em medidas socioeducativas, mediada pelo psicólogo conselheiro Robério Maia.
Para a psicóloga Juliana Fernandes, que atua no município de São Fernando, a passagem do CRP pelo interior potiguar ajuda os profissionais a se atualizarem e aproxima os colegas durante o momento da troca de experiências. “Eu acho isso muito importante. Sou do CRAS de São Fernando, e, em algumas ocasiões, surgem dúvidas sobre como gerir algumas documentações e aplicações de resoluções que, com o tempo, ficam desatualizadas. Com essa atividade, a gente pode se atualizar, além de aproximar as colegas por meio da troca de experiências profissionais”, ressalta.
O professor e assistente social Nilmar Santos ministrou a mesa “Referência técnica para atuação no CRAS”, e, além de elucidar dúvidas sobre o tema, fez um apelo às autoridades sobre a necessidade de aprimoramento dos serviços oferecidos à população nos Centros de Referência em Assistência Social.
“As principais dificuldades, hoje, relacionam-se às condições de trabalho, sobretudo os vínculos empregatícios, mas também o lugar que a política de Assistência ocupa no financiamento – que é um lugar invisibilizado -; então, na ausência dele, vemos isso repercutir no cotidiano do trabalho. É preciso que a política de Assistência ganhe a mesma centralidade que tem no campo da proteção social.”
Sobre o projeto
A edição 2022 do “CRP Itinerante” é uma colaboração entre o Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Regional de Serviço Social. O primeiro município a receber a segunda edição do projeto foi João Câmara, a 60km de Natal, no último dia 3 de maio.
Mais informações em breve.
No Comments