Psicologia, uma profissão de muitas e diferentes mulheres

Psicologia, uma profissão de muitas e diferentes mulheres

O Conselho Federal de Psicologia reconhece que a psicologia é majoritariamente composta por mulheres e na véspera do Dia Internacional da Mulher, destacamos a publicação “Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres”, de 2013, que traz reflexões sobre as questões de gênero na profissão.

Dados levantados pelo CFP apontam 89% de mulheres na psicologia. Elas são um verdadeiro case no campo trabalhista se comparado a outras profissões, cujo o número de mulheres é inferior ao de homens, como por exemplo, nas engenharias.

A autonomia das mulheres no campo da psicologia é fundamental na redução das disparidades sexistas, consolidando a presença delas nos espaços de poder e decisão. Com importante relevância nesse cenário, o próprio CFP é hoje presidido por uma mulher, a Ana Sandra Fernandes. Já no âmbito local, o CRP RN tem no seu corpo gestor 18 membros, 12 deles são mulheres.

O papel da mulher na psicologia também se destaca na assistência a mulheres vítimas de violência e na busca por políticas de enfrentamento das desigualdades sociais e de gênero na sociedade.

Indicamos a leitura do documento. Após 57 de regulamentação da profissão, torna-se imprescindível refletir de forma crítica sobre as dimensões subjetivas que caracterizam as muitas e diferentes mulheres que compõem essa categoria, os entraves, desafios e potencialidades de suas práticas.

Clique aqui para baixar a publicação.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment