27 abr VI Plenário emite nota em apoio às(aos) trabalhadoras(es) de Parnamirim em greve
O Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP -17) vem a público se posicionar e informar apoio à greve das/os servidoras/es da Política de Assistência Social do município de Parnamirim.
Parnamirim tem mostrado verdadeiro descaso com as políticas públicas e, consequentemente, com as profissionais que atuam nessas políticas. É fato notório que o município tem um dos piores salários para a Assistência Social do Rio Grande do Norte, ainda que se trate da terceira maior cidade do estado.
São inúmeros os desafios com os quais, diariamente, se deparam população e servidoras/es do município, desafios estes que incluem o sucateamento das políticas públicas que são as responsáveis pela garantia dos direitos sociais básicos. Ao negar as reivindicações das/os trabalhadoras/es, a gestão municipal demonstra não se importar com a qualidade do serviço prestado, além de desconsiderar a importância do trabalho ofertado por meio desta política.
Nesse sentido, a greve possui uma série de reivindicações que atestam a ausência de respostas do poder público a necessidades básicas das/os profissionais, tais como: implementação do data-base, com os devidos reajustes; convocação de profissionais aprovados em concurso público; cumprimento das progressões previstas no PCCV; equiparação salarial das/os servidoras/es da assistência com relação às demais políticas públicas do município.
O CRP-17 reitera o apoio ao conjunto de trabalhadoras e trabalhadores do SUAS de Parnamirim, assim como, convoca a sociedade a somar esforços na luta por melhores condições de trabalho e um salário digno, capaz de representar a importância da atuação destas/es servidoras/es na efetivação de uma política pública tão fundamental quanto a Política de Assistência Social.
Natal, 27 de abril de 2023.
No Comments