13 nov Consciência Negra – CRP debate aspectos éticos-políticos da Psicologia nas Questões Raciais
Consciência Negra na Psicologia: posicionamentos técnicos, éticos e políticos da profissão será o tema de evento promovido pela Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRE-R), do CRP-RN. Com duas mesas-redondas, o evento será realizado nos dias 18 e 20 de novembro, às 18h e 19h, respectivamente, e com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Segundo a coordenadora da CRE-R, Marina Queiroz, o objetivo é sensibilizar a categoria sobre desafios enfrentados pela população negra, que é vítima do racismo estrutural que aprofunda as desigualdades do país. Além disso, também visa orientar as(os) profissionais sobre como estarem atentas a essa demanda, dando visibilidade também às normativas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre atuação com questões raciais.
Na quarta-feira, dia 18, a mesa-redonda terá como tema: Questões Étnico-raciais na educação básica e ensino superior, com a presença das psicólogas Anne Bittencourt, mestranda da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade; e Andreína Moura, conselheira do CRP-RN, professora e coordenadora de estágios na faculdade Unifacex, em Natal. A mediação da mesa-redonda será feita pela conselheira Natália Campos.
No encerramento, na sexta-feira, dia 20, às 19h, o bate-papo é sobre Questões Raciais e Infância com a convidada Kamilla Soares, psicóloga Infanto-juvenil, pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com ênfase na infância e adolescência. Participam deste debate as psicólogas conselheiras Andreína Moura e Marina Queiroz.
O CRP-17 convida profissionais, estudantes e demais interessados a participar deste debate tão rico à profissão. Para o Conselho, a Psicologia se faz com posicionamento, combate ao racismo e à discriminação, e a luta pela igualdade e diversidade da população negra em diferentes espaços.
Mais sobre as participantes:
Anne Bittencourt (convidada)- É pesquisadora nas temáticas de saúde mental, Relações Raciais, Universidade e Comunidade. Tem experiência universitária na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com ênfase na atenção a pessoas em contextos de vulnerabilidade social. Atua na clínica, no Projeto Quilombo Ankh, voltado para o acolhimento de pessoas negras em contexto de pandemia, e no @psiantirracista, que oferta formações em Psicologia Social Comunitária articulada à luta antirracista.
Kamilla Soares (convidada) – Possui formação em cursos sobre Negritude na Infância e Letramento Racial; Formação em andamento em Terapia do Esquema – Instituto Wainer; Atuante na prática clínica desde 2016.
Andreína Moura (convidada interna) – Psicóloga clínica e conselheira do CRP-RN. Membra da CRE-R. Professora e coordenadora de estágios na Unifacex.
Marina Queiroz (mediadora) – psicóloga conselheira, coordenadora da CRE-R, atua no CREAS de Campo Redondo. Especialista em Saúde mental e atenção psicossocial.
Natália Campos (mediadora) – psicóloga conselheira e membra da CRE-R. Especialista em Assistência Sociojurídica e Segurança Pública. Atua no Sistema socioeducativo e Perita credenciada no Núcleo de Perícias do TJRN.
Serviço
Evento: Consciência Negra na Psicologia: posicionamentos técnicos, éticos e políticos da profissão
Dia 18/11 às 18h – Abertura, mesa-redonda: Questões Étnico-raciais na educação básica e ensino superior
Dia 20/11 às 19h – Encerramento, mesa-redonda: Questões Raciais e Infância
Transmissão: Ao vivo Youtube do CRP-RN
No Comments