Eleições 2022

PROCESSO ELEITORAL CRP-RN 2022

Comissão Regional Eleitoral (CRE).

O processo eleitoral de 2022 tem como finalidade a eleição dos membros dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a consulta dos membros do Conselho Federal de Psicologia (CFP), regido pela Resolução CFP Nº 05/2021.

 

Cada Conselho Regional nomeia uma Comissão Regional Eleitoral (CRE), integrada por psicólogas(os) não conselheiras, responsável pela execução do processo eleitoral e pelo processamento de requerimentos das chapas concorrentes a gestão 2022-2025 de cada órgão.

A nomeação da Comissão Regional Eleitoral do CRP-17/RN aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária que ocorreu no dia 19 de janeiro de 2022 e elegeu 6 membros – três efetivos e três suplentes.

 

De acordo com a Resolução do CFP n°05/2021, a Comissão Regional Eleitoral (CRE) é constituída para garantir que o processo eleitoral ocorra observando princípios fundamentais com destaque para a publicidade, transparência, isonomia, liberdade de expressão, respeito pelas diferenças ideológicas, organização e eficácia do devido processo legal, de modo que a categoria seja atendida em seus direitos.

 

Membros Efetivos (titulares):

  • Shirley Magnólia B. Câmara de Oliveira CRP-17/1886 (presidente da CRE)
  •  Adriane Fernandes de Araújo – CRP-17/4045 (titular)
  • Mônica de Almeida Ferreira – CRP-17/3488 (titular)

 

Membros Suplentes:

  •  Jessica Luana Fernandes de Queiroz 17/3390 (suplente)
  • Renoir Gomes de França – CRP-17/3058 (suplente)
  • Zacarias Ramalho Silvério – CRP 17/2427 (suplente)

 

Edital de convocação das chapas

O edital de convocação de inscrição de chapas concorrentes ao pleito 2022-2025 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e em veículo de grande circulação no RN no dia 25 de fevereiro de 2022. A publicação do Edital em fevereiro deu início ao período de inscrição de chapas que será encerrado no dia 27 de março durante a realização do 5º Congresso Regional da Psicologia (5º COREP).

CHAPA

Chapa única concorre às eleições do CRP-RN para a gestão 2022-2025.

Conheça os componentes e as propostas da chapa 11 intitulada “Psicologia, democracia e diversidade: compromisso coletivo pela transformação social” única candidata às eleições do CRP-RN para a gestão 2022-2025. A chapa tem como encabeçadora a psicóloga Keyla Mafalda de Oliveira Amorim (CRP-17/1707).

APRESENTAÇÃO
WhatsApp Image 2022-06-14 at 10.08.11
MEMBROS
  1. Ana Izabel Oliveira Lima (CRP – 17/2438)
  2. Arthur Luiz de Oliveira dos Santos (CRP – 17/5076)
  3. Carmem Plácida Sousa Cavalcante (CRP- 17/1651)
  4. Cyndiane Mary Antero Cavalcanti (CRP 17/2761)
  5. Flavia Alves da Silva (CRP-17/4967)
  6. Francisco Rômulo Raulino Santos (CRP – 17/3125)
  7. João Maria Morais da Costa (CRP-17/3669)
  8. Kaliano Márcio de Queiroz Costa (CRP 17/3556)
  9. Keyla Mafalda de Oliveira Amorim  (CRP-17/1707)
  10. Kimberlly Lira de Carvalho (CRP 17/3937)
  11. Luan Martins de Souza (CRP 17/3740)
  12. Luana Isabelle Cabral dos Santos (CRP 17/2509)
  13. Luana Reis Metta (CRP-17/3045)
  14. Marília Maria de Jesus Queiroz (CRP-17/5163)
  15. Raquel de Sousa Montoril (CRP 17/1785)
  16. Ronald Luís França Alves (CRP – 17/4061)
  17. Tabita Aija Silva Moreira (CRP-17/2065)
  18. Uliana Fernandes de Oliveira (CRP 17/0573)
PROPOSTAS
Capa
PROPOSTAS

Conheça algumas propostas da chapa:

  • Fortalecer os espaços de orientação técnica e ética das psicólogas, consolidando a interiorização;
  • Desenvolver orientações nas diversas subáreas, garantindo a amplitude da Psicologia no RN;
  • Produzir orientações quanto à atuação profissional diante dos mais diversos cenários que envolvem sofrimento psíquico;
  •  Ampliar a relação Psicologia e democracia, contra a exploração e as opressões aos povos que têm seus direitos historicamente negado;
  •  Participar da articulação por condições adequadas de trabalho para atuação ética em Psicologia;
  • Qualificar a orientação da atuação psicológica com uso de TICs;
  • Produzir políticas afirmativas de indução de diversidade na participação democrática do Conselho;
  •  Incentivar a criação de fóruns ou coletivos organizados de psicólogas, para valorização da Psicologia no RN;
  • Ampliar a relação entre o CRP, as instituições formadoras, as entidades da Psicologia no estado, as instâncias de participação social e o poder público, legitimando a importância da Psicologia;
  • Defender o exercício ético da Psicologia no diálogo com instâncias como outros conselhos profissionais e agências reguladoras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira as notícias relacionadas ao Processo Eleitoral 2022.

PERGUNTAS FREQUENTES

Confira as principais dúvidas relacionadas ao Processo Eleitoral 2022.

Em que dia ocorrerão as eleições?

As eleições para conselheiras(os) do CRP-17/RN e indicação de consulta pública para a gestão do CFP ocorrerão na modalidade, exclusivamente, online entre os dias 23 e 27 de agosto de 2022. Na sede do CRP-17/RN, será disponibilizado um computador com acesso à internet no mesmo período, na rua do Titânio, nº25, Lagoa Nova, Natal/RN.

Quais as modalidades de votação?

A modalidade de votação será somente online, via internet, em todo o território nacional. Basta efetivar a atualização cadastral junto ao seu Conselho Regional através do site http://cadastro.cfp.org.br/cfp/.

Próximo às eleições você receberá, via e-mail e/ou SMS, uma senha para votar em equipamento eletrônico de sua preferência.

Já que a votação vai ser por internet, o que é o ponto de votação?

Os pontos de votação são computadores com acesso à internet disponibilizados para a categoria. O ponto de votação do CRP estará disponível de 23 a 27 de agosto das 8h às 17 horas, na sede do CRP/RN, na rua do Titânio, nº 25, Lagoa Nova, Natal/RN.

Estou inadimplente com o CRP, posso votar?

Não. Tendo em vista o exposto no Regimento Eleitoral em seu Capítulo 1, Seção I, Art. 5º: “Serão consideradas eleitoras as psicólogas que estejam adimplentes com a tesouraria em relação aos exercícios anteriores, no ato da votação, bem como em pleno gozo de seus direitos.

§ 1º Antes do início do período de votação, para fins de direito ao voto, considera-se inadimplência toda parcela vencida cujo pagamento não tenha sido efetuado até o ato de votação, incluindo-se as provenientes de negociação de dívida mediante parcelamento.”

Todavia, ainda dá tempo de regularizar sua participação junto ao conselho para participar das eleições.

Entre em contato com o setor financeiro do CRP/RN através do e-mail: relacionamento@crprn.org.br e regularize sua situação. 

Como posso conhecer as chapas?

Seguindo os princípios fundamentais do processo eleitoral, como explícito no Capítulo 1, Seção 1, Art. 2º, a CRE cuidará para que a divulgação das chapas inscritas seja feita de forma ampla obedecendo às instruções do Capítulo IV nas Seções III do Regimento Eleitoral.

Você encontrará os links e as informações das chapas através do nosso site: www.crprn.org.br/eleicoes-2022 .

Qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga no CRP e CFP?

Toda psicóloga (o) que obedeça às condições de elegibilidade expostas no Regimento Eleitoral em seu Capítulo I, Seção IV “DAS CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE“ pode se inscrever em uma chapa para concorrer como conselheira(o) do CRP e do CFP.

É obrigatório votar?

Sim, esta é uma norma que se mantém na Resolução do CFP 05/2021, artigo 4º, em que o regimento eleitoral prevê voto facultativo apenas para psicólogas(os) com idade a partir de 65 (sessenta e cinco) anos.

O que acontece se eu não votar?

As(os) psicólogas(os) que não votarem devem apresentar justificativa no prazo de 60 (sessenta) dias após encerramento da votação, sob pena de aplicação de multa no valor definido em Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).

Qual o número de conselheiros efetivos e de suplentes que deverão compor as chapas para a gestão do CRP-RN?

O corpo de gestão do CRP é definido em função do número de profissionais inscritas(os), de acordo com o disposto na Resolução CFP nº 003/07. Atualmente, o CRP-17/RN é composto por 9 conselheiras(os) efetivas(os) e 9 suplentes.

Como posso me informar a respeito das chapas inscritas, tanto para o Conselho Regional quanto para o Federal?

Após a data limite de inscrição das chapas e o processo de homologação das candidaturas, a CRE-RN oficializa, em edital, as chapas concorrentes para a Regional. Já é possível que as chapas tornem públicas suas propostas em meios de informação e comunicação variados, sites, páginas de redes sociais.

A Comissão Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte se compromete com a divulgação de todas as etapas do processo eleitoral e não medirá esforços para que todas(os) as(os) psicólogas(os) desta região possam se informar e sanar quaisquer dúvidas a respeito das eleições para a gestão 2022- 2025 deste conselho profissional.

Costumam acontecer debates públicos entre as chapas?

Sim, entendido que o debate público é uma expressão da democracia em exercício na nossa profissão, este é um importante incremento no regimento eleitoral e é de responsabilidade da CRE/RN a organização e promoção do debate eleitoral entre as chapas concorrentes. Aguarde que será realizada divulgação sobre o debate.