Inscrições, cancelamento e transferência de Pessoa Física

INSCRIÇÃO

As inscrições de Pessoa Física devem ser requeridas exclusivamente on-line seguindo as Resoluções CFP nº. 03/2007e 20/2018.  

Para se inscrever no Conselho Regional de Psicologia do RN é necessário acessar e preencher o formulário e ter os seguintes documentos no formato eletrônico: 

 

 1) Cédula de identidade: conforme a Resolução CFP nº. 03/2007, art. 8º, § 1º, não será aceito documento em mau estado de conservação, ou seja, rasurado, manchado, rasgado, com plásticos danificados, replastificado ou colado, que a foto impossibilite o reconhecimento da titular ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração.

 

2) CPF – Caso conste no RG, não é necessário enviar o documento;

 

3) Comprovantes de votação ou justificativas da última eleição, ou certidão de quitação eleitoral que pode ser emitida por meio do link: clique aqui.

 

4) Comprovante de endereço (podem ser utilizados como comprovante de endereço: contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; contrato de aluguel reconhecido em cartório; declaração recente de imposto de renda; carnês do IPTU e IPVA; contracheque emitido por órgão público; demonstrativos do INSS ou SRF; fatura de cartão de crédito) ou declaração de endereço a ser assinada pelo proprietário do imóvel, juntamente com o documento de identificação do proprietário.

 

5) Diploma de formação em Psicologia (frente e verso), que confere grau de psicóloga(o) ou declaração/certidão original com data de emissão atualizada da instituição de ensino superior informando a data de conclusão do curso e a data em que colou grau como psicóloga/o. 
Importante: A declaração só será aceita com a colação de grau realizada.

 

6) A/O profissional formada/o há mais de um ano que não esteja de posse do diploma de formação de psicóloga/o, deverá apresentar o Certificado de Colação de Grau – Habilitação Psicóloga/o com data de emissão atualizada, acompanhada do protocolo ou declaração de solicitação de diploma também atualizada, junto à entidade formadora, ou seja, a Instituição de Ensino Superior (IES);

 

7) Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;  

 

8) Uma foto recente para documento, colorida, de frente, em fundo branco e sem retoques;

 

9) Certidão de quitação militar / Reservista (pessoas até 45 anos);

 

10) Para concluir o cadastro, a/o profissional deve atuar no Estado do RN. 

 

 IMPORTANTE: A inscrição só será realizada mediante a apresentação da documentação completa. Solicitamos não preencher os dados colocando acentos e cedilhas.

 

 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

TAXAS E ANUIDADE

A anuidade é um tributo federal obrigatório, que deve ser paga por profissionais e instituições regularmente inscritas(os) no Sistema Conselhos.

 

A anuidade do CRP-RN para o ano 2023 é R$ 648,41 (para pessoa física), já incluído o fundo de seção, podendo ser parcelada em 5x (se iniciar o pagamento em janeiro), e com possibilidade de desconto de 15% para pagamento integral efetuado até dia 31 de janeiro. 

 

Confira a tabela de valores completa clicando aqui .

SEGUNDA VIA

Emissão, entrega e solicitação de 2ª via da Carteira de Identidade Profissional.

O documento de identificação da(o) psicóloga(o) é a Carteira de Identidade Profissional (CIP), nos termos do art. 14 da Lei n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971, e art. 47 do Decreto n° 79.822, de 17 de junho de 1977.

 

EMISSÃO

 

A  CIP é expedida pelo CRP-RN, de acordo com  modelo oficial aprovado pelo CFP, sendo válida em todo o território nacional. Além disso, a posse do documento é condição necessária para atuação legal da profissão.

 

SOLENIDADE DE INGRESSO

 

A(o) profissional inscrita(o) será convocada(o) para participar da Solenidade de Ingresso, onde são apresentados a política do CRP, seus objetivos, o papel da Psicologia na sociedade, suas áreas de atuação e o mercado de trabalho. As solenidades estão acontecendo de forma remota.

 

2ª VIA DA CIP

 

Por motivos de perda ou roubo

 

Caberá a psicóloga ou ao psicólogo enviar para o e-mail crprn@crprn.org.br os seguintes documentos:

 

  1. Boletim de ocorrência online (PDF);
  2.  Foto 3×4 recente/padrão documento (PNG/JPEG)
  3. Documento de identificação com foto  (PDF)

 

Por motivo de danificação 

 

A(o) profissional deve enviar para o e-mail crprn@crprn.org.br a seguinte documentação:

 

  1. CIP danificada – em foto ou digitalizada (PDF)
  2.  Foto 3×4 recente/padrão documento (PNG/JPEG)
  3. Documento de identificação com foto  (PDF)
  • Obs: No dia da retirada da 2ª via da CIP, a(o) profissional deve entregar a CIP antiga pois a mesma ficará retirada no CRP.

 

 Por motivo de mudança de nome

 

A(o) profissional deve enviar para o e-mail crprn@crprn.org.br a seguinte documentação:

 

  1. CIP desatualizada – documento deve ser devolvido ao CRP no dia da retirada da 2ª via
  2. Foto 3×4 recente/padrão documento (PNG/JPEG)
  3. Documento de identificação com foto com nome alterado (PDF)
  4. ou Certidão de casamento/divórcio (PDF)

 

Pagamento da taxa

 

Para todos os casos, após confirmar a veracidade das informações, o CRP enviará um e-mail com boleto da taxa da 2ª via. Os valores podem ser conferidos clicando aqui.

O comprovante do pagamento deve ser enviado como resposta.

 

Agendamento para receber a nova CIP

 

A última etapa é o agendamento para recebimento da CIP. A psicóloga ou psicólogo deverá enviar e-mail para crprn@crprn.org.br sugerindo o agendamento entre segunda e sexta das 8h20 às 17h40. O agendamento é confirmado via e-mail.

 

A(o) profissional deve apresentar todos os documentos originais no dia agendado.

TRANSFERÊNCIA E REATIVAÇÃO

Confira a documentação e procedimentos necessários para transferência ou reativação de registro no CRP-RN.

Em caso de TRANSFERÊNCIA de um CRP para outro, a/o profissional deve fazer a solicitação via e-mail para administrativo@crprn.org.br com o título: “Transferência de Inscrição” e anexar cópias digitalizadas da documentação abaixo:

  1. Diploma de conclusão do curso de Psicologia (bacharelado ou licenciatura) ou certificado/declaração de colação de grau fornecido pela Universidade reconhecida pelo MEC (em formato PDF), frente e verso;
  2.  RG e CPF (em formato PDF), frente e verso;
  3. Certificado de Reservista, para profissionais do sexo masculino (em formato PDF), frente e verso;
  4. Título Eleitoral, frente e verso (em formato PDF);
  5. Comprovante de votação da última eleição (primeiro e segundo turno), ou certidão de quitação eleitoral (em formato PDF): clique aqui para emitir;
  6. Comprovante de residência em seu nome ou de parentes (comprovar parentesco por meio de documento) (em formato PDF);
  7.  Duas fotos 3X4, iguais e recentes (em formato JPEG) e;
  8.  CIP do CRP de origem (em formato PDF), frente e verso.

ATENÇÃO:

  1. A anuidade, dependendo do mês em que for solicitada a transferência, deve ser paga ao CRP de origem.
  2. Após a análise dos documentos, a/o profissional receberá um boleto com a taxa da nova CIP. Clique aqui e confira os valores.
  3.  O e-mail deve ser respondido com o comprovante do pagamento.
  • A(o) profissional deve aguardar o retorno do CRP para comparecer presencialmente na sede, em horário agendado, para a apresentação dos documentos originais e receber a nova CIP.

 

REATIVAÇÃO

Para solicitar a reativação, a(o) profissional deve enviar um e-mail para crprn@crprn.org.br  com o nome “Reativação de CIP” no campo assunto e anexar as cópias dos seguintes documentos digitalizados:

  1. Original do diploma de conclusão de Psicologia ou certificado/declaração de colação de grau fornecido pela Universidade/curso reconhecido pelo MEC – (Formato PDF)
  2. Original do RG e CPF – (PDF)
  3. Certificado de Reservista Título Eleitoral – (PDF)
  4. Comprovante de votação na última eleição ou Certidão de Quitação eleitoral – (PDF)
  5. Comprovante de residência no próprio nome ou dos familiares  (comprovar parentesco) – (PDF)
  6. Duas fotos 3X4 (padrão documento), iguais e recentes – (formato JPEG)

 

  • O profissional deve pagar a taxa da carteira (clique aqui e confira o valor) e a anuidade integral ou proporcional – dependendo do mês em que for solicitada a inscrição (clique aqui e confira os valores). O pagamento é via boleto bancário fornecido pelo CRP-17/RN.

 

  • O tempo de tramitação leva cerca de 30 dias.  O psicólogo pode solicitar  um documento que informe ter iniciado seu processo de inscrição.

CANCELAMENTO

Confira a documentação e procedimentos necessários para solicitar o cancelamento da sua inscrição no CRP-RN.

Conforme o Artigo nº 11 da Resolução CFP nº 003/2007, o psicólogo poderá requerer o CANCELAMENTO de sua inscrição desde que:

 

  • Não esteja respondendo a processo ético;
  • Não esteja exercendo a profissão.

 

A(o) profissional deve comparecer em data e hora agendada mediante solicitação através do e-mail crprn@crprn.org.br para apresentar os documentos (originais) listados abaixo:

 

  1. Original da Carteira de Identidade Profissional (CIP). Caso tenha perdido a carteira, deverá fazer Boletim de Ocorrência e trazer juntamente com os documentos solicitados
  2. Carteira de trabalho
  3. Contracheque (caso trabalhe em outra área)
  4. Comprovante de residência
  5. Documentação comprobatória se estiver estudando
  6. Psicólogas(os) atuantes na área de RH/Gestão de Pessoas devem seguir a Nota Técnica

 

  • Após a entrega da documentação, será gerado um boleto para pagamento proporcional da anuidade do ano vigente (caso tenha). A psicóloga também deverá assinar uma declaração e formulário de requerimento.

 

  • Após a devolução da CIP e a entrega da documentação, o processo será encaminhado para apreciação em plenária para conclusão.

 

  • Em caso de dúvidas, entre em contato pelo ZaPsi: (84) 99471-4455 ou pelo e-mail: crprn@crprn.org.br

INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA

Confira a documentação e procedimentos necessários para solicitar sua Inscrição Secundária no CRP-RN.

A INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA é uma autorização para exercício na jurisdição do Rio Grande do Norte por psicóloga(o) inscrito em outra Regional. A inscrição secundária tem validade de 1 ano e pode ser renovada.

 

A solicitação e a documentação deve ser enviada para o e-mail: crprn@crprn.org.br

 

Documentos necessários:

  1. Toda documentação descrita no item sobre Inscrição Principal de Pessoa Física
  2. Declaração do trabalho informando a carga horária a ser cumprida (papel timbrado com a assinatura do responsável pelo setor – formato PDF)
  3. Duas fotos 3 X 4 (formato JPEG), iguais e recentes.
  4. Carteira de Identidade Profissional do CRP de origem (formato PDF)

 

ATENÇÃO:

  • Após a conferência da documentação, o CRP enviará em resposta ao seu e-mail, o boleto da taxa da inscrição secundária. Clique aqui e confira o valor.
  • Após o pagamento, responda ao e-mail anexando o comprovante do pagamento.
  • Cumpridas estas etapas, seu processo será encaminhado para apreciação em plenária.
  • O prazo para conclusão é de até 30 dias.

 

– Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo ZaPsi: (84) 99471-4455 ou através dos telefones: (84) 3301 0083/86.

TROCA DE CIP PROVISÓRIA POR DEFINITIVA

Confira a documentação e procedimentos necessários para solicitar sua troca de cip provisória por definitiva.

Para solicitar a troca da CIP PROVISÓRIA POR DEFINITIVA deverá enviar para o email crprn@crprn.org.br os seguintes documentos:

– Cópia do diploma (frente e verso) em PDF

– Cip provisória em PDF

– No email já sugira um dia e horário, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h00 para efetuar a troca da carteira.

O setor responderá com as orientações para a conclusão do procedimento. Se os documentos forem enviados antes de vencer a provisória, não haverá custo para confecção da definitiva. É importante no ato da troca a apresentação dos documentos originais que foram enviados previamente por e-mail.