Psicologia diz não à violência contra meninas e mulheres neste 25 de novembro e em todos os dias

Psicologia diz não à violência contra meninas e mulheres neste 25 de novembro e em todos os dias

O dia 25 novembro – Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, é uma data instituída pela ONU, uma iniciativa que visa mobilizar indivíduos, governos e organizações na prevenção e no combate à violência contra meninas e mulheres. A campanha internacional denominada “16 dias de ativismo” encerra no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos!

Essa pauta é importante todos os dias, especialmente no contexto da pandemia, onde as agressões e os casos de feminicídio cresceram com o isolamento social. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, indicam um aumento expressivo da violência doméstica no primeiro semestre de 2020, no comparativo com 2019, com 147.379 chamados ao número 190 contra 142.005 no mesmo período do ano passado.

Neste dia, o CRP-RN indica a leitura das Referências técnicas “Atuação de psicólogas (os) em Programas de Atenção à Mulher em Situação de Violência”, do CREPOP, e também a Resolução CFP nº 08/2020, publicada em julho de 2020, que estabelece normas de atuação do exercício profissional em relação à violência de gênero.

Reforçamos nossa luta e compromisso contra todas as formas de opressão, preconceito, e violência de gênero, assim como a defesa da educação sexual desde a infância, e a promoção de políticas públicas que incluam meninas e mulheres em diferentes espaços, na busca incessante pela igualdade e diversidade de gênero.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment