Seminário debate presença de psicólogas e assistentes sociais nas escolas

Seminário debate presença de psicólogas e assistentes sociais nas escolas

Nesta semana, nos dias 24, 25 e 27 de maio, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN), em parceria com o Conselho de Serviço Social (CRESS-RN), promoveram o Seminário Regional: “Implementação da Lei nº 13.935/2019 no RN: Diálogos e ações para a inclusão da Psicologia e do Serviço Social na educação básica”. As discussões sobre a implementação da Lei que é uma campanha de todos os CRPs pelo país.

A abertura do Seminário no dia 24, às 19h, pelo Youtube, historiou todo o processo de luta para conquista da referida Lei com a presença da conselheira federal Eunice Pereira (CFESS); do psicólogo conselheiro Rafael Ribeiro Filho (CRP 17/3227); da assistente social Suzérica Mafra, que é conselheira do CRESS; e Vilma Leão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Parnamirim (SINTSERP).

Audiência Pública e Relatos de Experiências

Na terça-feira, dia 25, às 15h, participamos de audiência pública virtual transmitida pelos canais da Assembleia Legislativa na TV e no Youtube. À noite, às 19h, pelo Google Meet, o CRP-RN apresentou a edição revisada das Referências Técnicas da Educação Básica produzida pelo CREPOP/CFP.

Durante a roda de conversa, foram trazidos relatos de experiências com Júlia Evelyn Lima da Costa (CRP 17/4570), psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus; e relatos da Iris de Souza Lima, assistente social e doutoranda, que compartilhou atuação no âmbito da pesquisa sobre a Lei n. 13.935.

Impactos da Pandemia

No encerramento, no dia 27, no Youtube, a adaptação à pandemia foi o foco da discussão mediada pela psicóloga membro do CRP Vânia Calado (CRP 17/2407), que recebeu a psicóloga Emanuelle Cortez de Souza (CRP 17/0861) que atua no IFRN campus Natal; a Andreia Nascimento, assistente social do IFRN campus Ipanguaçu e representantes da UNDIME e da UMES-Natal.

Secretários de Educação, dirigentes municipais de Educação e professores  movimentaram o debate, considerado histórico para o CRP e para os internautas. “Sempre necessário garantir a escola como ambiente acolhedor, inclusivo e propício as relações de ensino-aprendizagem’, afirmou a internauta Simone Cortez de Farias Dantas, dirigente de Educação do município de Campo Redondo.

A dirigente ponderou a necessidade da implementação da Lei e parabenizou o evento. “Esse diálogo com certeza vai nos ajudar a implementar a Lei e buscar a regularização para a nossa Rede de Ensino”, comentou no chat.

A professora Zuilma Selma Fonseca Simplício que também acompanhou a transmissão afirmou que “​É muita necessária a presença dos profissionais de Psicologia e Serviço Social nas escolas. A falta deles sobrecarrega os profissionais da Educação, acabamos fazendo um pouco desse trabalho”.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment