09 jul CRP e CRESS tomam posse em Comitê de Enfrentamento à LGBTFobia no RN
Marcando o Dia do Orgulho LGBTQIA+, dia 28 de junho, o CRP-RN e o Conselho de Serviço Social (CRESS-RN) tomaram conjuntamente a posse no Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à LGBTFobia no RN, que visa ações para a defesa dos direitos dessa população.
Representa o CRP-17/RN na gestão do Comitê, o psicólogo conselheiro Robério Nunes Maia (CRP-17/3140), e o CRESS-RN é representado pelas assistentes sociais e conselheiras Lívia Gomes e Kelly Oliveira.
Em seu discurso na posse, o conselheiro Robério Nunes Maia (CRP-17/3140) destacou a liberdade de amar e o compromisso ético da Psicologia, que é contra a patologização das sexualidades e práticas de reversão sexual. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que a homossexualidade não constitui doença, distúrbio ou perversão.
“Estamos imensamente felizes e orgulhosos de fazer parte deste Comitê e atuar em defesa da população LGBTQIA+. São princípios do Código de Ética do Psicólogo: o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, o incentivo ao respeito à diversidade, e à discussão das diferenças, como também dá não patologização das sexualidades, pois a homossexualidade não constitui doença”, afirmou.
Sobre a parceria junto ao CRESS, o conselheiro Robério afirmou: “O CRESS e o CRP-RN que representam a categoria de assistentes sociais e de psicólogas(os), se somam a essa luta por entender que a diversidade é inerente à condição humana e que todas as formas de amor são legítimas e devem ser respeitadas”, enfatizou.
No Comments