Conselho do RN participa de encontro latino-americano de entidades da Psicologia

Conselho do RN participa de encontro latino-americano de entidades da Psicologia

Ulapsi promoveu congresso com o tema “Os caminhos de encontro da Psicologia da América Latina”

Como parte da comitiva brasileira, que representou o Sistema Conselhos de Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) esteve presente no Congresso 2023 da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi), que aconteceu nos dias 14 a 16 de abril em Montevidéu (Uruguai).

Na ocasião, o evento reuniu psicólogas(os) de países como Brasil, Argentina, Costa Rica, Paraguai, Guatemala, Cuba, México, Uruguai, Porto Rico e Peru, em mais de 100 atividades. O CRP-17/RN foi representado pela conselheira-presidenta, Keyla Amorim (CRP-17/1707), e pelo conselheiro coordenador da Comissão de Educação, João Costa (CRP-17/3669).

O CRP-17/RN apresentou dois trabalhos, que trataram da atuação da entidade ao longo da pandemia da Covid-19 e das últimas eleições realizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia. A apresentação sobre o pleito eleitoral teve como título “Psicologia, Democracia e Diversidade: Compromisso Coletivo Pela Transformação Social” e abordou as questões referentes a análise crítica sobre sociedade contemporânea.

De acordo com João Costa, o tema escolhido foi importante, pois apresentou o relato da experiência vivenciada pela atual gestão do CRP-17/RN ao longo do processo eleitoral. “Nesse viés, as dificuldades em relação à matéria apontaram a necessidade de movimentar a Psicologia em seus processos organizacionais coletivos nos espaços políticos, sabendo que a democracia não é um regime de concessão, mas de luta e força popular”, afirmou o conselheiro.

A presença do CRP-17 oportunizou articulação também com entidades brasileiras, como a Articulação Brasileira de Psicólogos(as) Indígenas (Abipsi), a Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (Anpsinep) e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee). Para a presidenta do CRP-17, “a perspectiva é que a Psicologia potiguar integre a Ulapsi e promova laços entre as psicólogas do estado na região latino-americana”.

Keyla ainda avaliou que o congresso também teve grande valor na retomada dos vínculos que, em virtude da pandemia da Covid-19, acabaram por se distanciar. “É fundamental que Psicologia latino-americana se integre como um projeto de ciência e prática que abarque as realidades do nosso continente”, finalizou.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A COBERTURA 
REALIZADA PELO CONSELHO FEDERAL
 DE PSICOLOGIA
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment