28 jun CRP aborda sobre redução de danos no tratamento de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias
O último sábado, 26 de junho, foi marcado pelo Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criado em 1987 pela ONU para conscientizar sobre o assunto. Convidamos a membro colaboradora Ana Izabel, representante do CRP no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONED) para falar sobre fatores que agravam o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, como por exemplo, os problemas socioeconômicos, que geram uma maior demanda na saúde pública.
O CRP-RN que está presente em instâncias de controle social na saúde, na assistência social e nos direitos humanos, reforça seu posicionamento contrário ao modelo da abstinência defendido por alguns segmentos, como as comunidades terapêuticas e demais instituições/serviços.
Enfatizamos a necessidade do fortalecimento do modelo da Redução de Danos usado pela Psicologia e equipes multidisciplinares para promover intervenções que possibilitem acesso a serviços de saúde, a garantia dos direitos humanos, a cidadania e a reinserção social das pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
Assista ao vídeo!
No Comments