28 ago Nota técnica para atuação na Educação é lançada durante Jornada
O CRP lançou na quarta-feira, 26, dentro da programação da Jornada de Psicologia, a nota técnica de Orientações para a atuação das(os) Psicólogas (os) na Educação do Rio Grande do Norte (clique aqui para ter acesso). O lançamento ocorreu na roda de conversa “A Psicologia no contexto da Educação e Educacional’’ e teve a mediação do presidente conselheiro Rafael Ribeiro.
O documento que reúne orientações nos diferentes níveis e modalidades de ensino, foi apresentado pela professora Vânia Calado, que é membro colaboradora da Comissão de Educação. Ela falou sobre a importância do trabalho integrado com a família, com profissionais da educação e com a escola de forma intersetorial, destacando também a necessidade da criação de cargos nessa área.
“Precisamos nos aprofundar nos projetos políticos, principalmente nas mudanças ligada à economia, porque elas impactam na educação”, disse Vânia. Ela destacou também o papel da Psicologia na mediação de conflitos. “A inclusão de psicólogos nas escolas é um importante fator para promover uma educação mais inclusiva, atuando no enfrentamento do preconceito e da exclusão dentro do ambiente escolar”, afirma.
Izabel Hazin, conselheira federal e docente da UFRN, destacou a vitória do Fundeb e a luta incessante do Sistema Conselhos por sua aprovação. Falou também sobre a importância do debate com a sociedade ”precisamos de articulação política. O compromisso da Psicologia é com os Direitos Humanos e com uma educação de qualidade, pública e universal”, disse.
Por fim, a psicóloga Elaine Macedo, que atua como psicóloga escolar do IFRN, falou do papel das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) na formação político-social. Destacou a formação humanizadora e crítica dos cidadãos nos âmbitos pessoais e profissionais. Abordou ainda sobre projetos de saúde mental e de grupos terapêuticos nesses ambientes. “É preciso pensar em atuações para melhorar a saúde mental de alunos e professores” afirma.
No Comments