26 jun Dia 26 de junho é declarado pela Nações Unidas como Dia de Apoio às Vítimas de Tortura
Você sabia que o dia 26 é o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura? A data foi criada em 1977 pela Organização das Nações Unidas para denunciar as práticas de tortura e incentivar nações a fomentar políticas de prevenção, enfretamento e combate a esse crime, cometido, muitas vezes, pelo próprio Estado.
No Brasil de ontem, a ditadura militar foi um dos maiores responsáveis pela tortura de Estado, restringindo liberdades, reprimindo pessoas pelo seu posicionamento político, censurando artistas e a imprensa e promovendo mortes a seus opositores.
Apesar de termos conquistado muitos direitos através da luta política e social, ainda precisamos demarcar a inviolabilidade da dignidade humana, tendo em vista que, atualmente, vivemos uma política de Estado que promove e incentiva a prática da tortura, o sofrimento e atos antidemocráticos.
A Psicologia se posiciona em alinhamento com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e tem como princípio ético-político a atuação da(o) profissional com foco na prevenção e eliminação de qualquer ato de violência, crueldade e opressão. Neste dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, o CRP-RN presta seu apoio e solidariedade as pessoas que estão em sofrimento no Brasil, incluindo as famílias das mais de 500 mil vidas ceifadas pela COVID-19 e negligenciadas pelo Estado.
#pratodosverem Card na cor vermelha mostra fotos em formato polaroide com imagens de pessoas vítimas da violência promovida pelo Estado. Foto 1 – homem que ficou cego após ter o olho atingido por bala de borracha em manifestação no Recife. Foto 2 – a líder indígena Sônia Guajajara em protesto contra o governo. Ela segura a bandeira do Brasil, que está manchada de vermelho, representando o sangue provocado pelo Estado. Foto 3 – crianças presas e torturadas no DOI CODI. Foto 4 – Barreira policial contra imigrantes. Foto 5 – População carcerária em cela superlotada. Foto 6- Manifestação artística contra violência. Texto do card: 26 de junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. Trecho do código de ética: ‘’A(o) psicóloga(o) contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” Logotipo do CRP-17.
No Comments