Na faixa de risco, população idosa precisa de cuidados diante da pandemia

Na faixa de risco, população idosa precisa de cuidados diante da pandemia

Os idosos com mais de 60 anos são a população de maior risco de contágio pela Covid-19 por possuírem imunidade mais baixa e apresentarem outras comorbidades, como por exemplo, diabetes e hipertensão. Essa população tende a vivenciar o estágio mais grave da doença, que pode ser letal.

Pesquisadores chineses e americanos divulgaram neste mês um estudo feito na cidade de Wuhan, na China, primeira do mundo a registrar a epidemia do novo Coronavírus. O estudo com 85 vítimas fatais da Covid-19 revelou que 72,9% eram homens e tinham idade média de 65,8 anos.

Os sintomas mais comuns entre os acometidos pela Covid-19 foram febre, dificuldade para respirar e fadiga. E as doenças pré-existentes mais comuns foram hipertensão, diabetes e doença arterial coronariana.

Nesse período em que o mundo recomenda o isolamento é importante tomar cuidados com essa população. Durante a quarentena, os sentimentos tendem a ficar mais intensos, além dos transtornos ocasionados pelo impacto social e econômico, principalmente para aqueles idosos que trabalham como informais.

Com o isolamento dos familiares e amigos, limitações físicas, ansiedade, medo, estresse e irritação tendem a afetar psicologicamente essa população, por isso oferecer apoio emocional é primordial. O mesmo vale para cuidadores de idosos.

10 orientações para manter a saúde mental e física de idosos diante da pandemia:

1 – Manter uma alimentação saudável e boas horas de sono;

2 – Envolver a família e outras redes de apoio nas medidas de prevenção, como a lavagem de mãos.

3 – Transmitir a mensagem de que o idoso não está sozinho e que ele pode contar com sua ajuda, por exemplo, para ir ao mercado e a farmácia.

4 – Evitar o bombardeio de notícias, principalmente com as fakes news (notícias falsas) que chegam pelas redes sociais, evitando o compartilhamento; e promover a procura por fontes confiáveis como jornais e autoridades como o Ministério da Saúde e OMS.

5 – Estimular atividades que a (o) idosa (o) goste e que promovam relaxamento físico e mental. Como leitura, jogos, atividades manuais, rever álbum de fotografias da família, assistir filmes, etc.

6 – Fazer exercícios que não sejam cansativos a fim de evitar a redução da mobilidade, como uma caminhada breve respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro, ginástica, meditação, yoga.

7 – Mostrar ao idoso que o recolhimento é importante e que pandemia logo vai passar, e que ela (e) vai poder retomar suas atividades diárias, rever familiares e fazer coisas que gosta.

8 – Oferecer a eles apoio emocional seja por meio da internet, telefone ou envio de cartas.

9 – Estar preparado e informado, com antecedência, de como buscar ajuda, como chamar um táxi, ter comida entregue em casa ou pedir ajuda médica, caso seja necessário. É importante também providenciar medicamentos e alimentos para duas semanas.

10-É importante salientar que o cuidador dos idosos, seja ele membro ou não da família deve também se cuidar e seguir essas dicas, e procurar apoio psicológico, caso necessite.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment