Nota de Posicionamento sobre a Jornada de Trabalho 6×1 e condições dignas de trabalho

Nota de Posicionamento sobre a Jornada de Trabalho 6×1 e condições dignas de trabalho

 

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP 17/RN) manifesta sua preocupação com os impactos das jornadas de trabalho intensas, em especial o modelo de escala 6×1, na saúde mental e no bem-estar dos trabalhadores. O CRP-17 apoia o fim da jornada 6×1 todas as trabalhadoras e trabalhadores.

O regime de trabalho 6×1, que prevê apenas um dia de descanso semanal após seis dias consecutivos de trabalho, compromete a qualidade de vida, o convívio social e o descanso físico e psicológico dos trabalhadores. Estudos apontam que jornadas extenuantes estão associadas a quadros de estresse crônico, burnout, ansiedade e outras problemáticas, de cunho social e econômico.

O CRP 17/RN entende que o trabalho é uma dimensão importante da vida humana, mas acredita que este deve ser estruturado em condições dignas, respeitando as demais necessidades de vida das pessoas, como lazer, descanso e convivência social. Por isso, reforçamos a importância de promover um diálogo amplo e intersetorial sobre as políticas que regulamentam as jornadas de trabalho, com o objetivo de defender condições que priorizem o bem-estar dos trabalhadores.

A Psicologia, como ciência e profissão, desempenha um papel fundamental nesse debate, ao trazer à tona os impactos das condições de trabalho na saúde mental e convivência
comunitária, propondo caminhos para a construção de ambientes laborais menos exaustivos. Convidamos trabalhadores, gestores, empresas, instituições e demais atores a refletirem e lutarem pelo fim da jornada 6×1, pela redução da carga horária, por aumento do salario mínimo e por piso salarial.

O Conselho defende a necessidade de jornadas mais humanizadas, que contemplem o descanso adequado e permitam o desenvolvimento integral das pessoas. A Psicologia tem um papel essencial na discussão sobre o trabalho e a dignidade humana.

Ao reforçar esse posicionamento, o CRP-17/RN reafirma seu compromisso com a saúde mental e Direitos trabalhistas da população, defendendo a necessidade de práticas laborais que respeitem os princípios éticos e humanos que fundamentam a Psicologia e os direitos humanos.

Natal/RN, 18 de Novembro de 2024.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP 17/RN)

Segundo Freitas
segundo@skycomunicacao.jor.br
No Comments

Post A Comment