07 out Nova gestão do CRP-17 toma posse para Plenário 2019-2022
A nova gestão do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte para o triênio de 2019/2022, tomou posse no último dia 26. A chapa “Psicologia em Diálogos: Democracia, Direitos Humanos e Compromisso com a Profissão (12)”, eleita em agosto, está sob presidência de Rafael Ribeiro, com Keyla Amorim na vice-presidência. A cerimônia aconteceu em Natal, no Solar Imperial Recepções, e contou com a participação de aproximadamente 100 convidados.
A abertura do evento ficou a cargo da Conselheira Federal de Psicologia, Andréa Esmeraldo. “Não estamos em tempos fáceis, em especial na Psicologia, pois tivemos retaliações das políticas públicas e cortes na educação. As novas gestões dos conselhos regionais terão muitos desafios a enfrentar”, afirmou. “Essa é uma gestão especial, pois é um coletivo diverso. É muito emocionante estar num momento como esse, já que é uma perspectiva para enfrentar novos desafios”, declarou.
Em seu discurso de posse, o novo presidente
da CRP-17ª, Rafael Ribeiro, falou das metas para o triênio. “Essa gestão
será dialógica,
participativa, que envolva toda a categoria, e que dialogue com todas as
instâncias da sociedade, com o poder público, legislativo. Estaremos na luta
contra a PEC 108/2019. Nessa nobre e difícil missão, nós queremos contar com a
colaboração e parceria de todos e todas para que possamos juntos defender a
sociedade e defender a Psicologia, que acreditamos que tem lado e importantes
contribuições para a sociedade”, disse.
Rafael Ribeiro atua na Política de Assistência Social, é servidor na prefeitura de Natal e possui experiência em Psicologia Escolar e Educacional. É também conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social do RN e membro do Fórum Estadual de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS do RN.
A cerimônia de posse contou com a presença do deputado estadual, Ubaldo Fernandes; do presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; e, de Rodrigo Fortunato de Oliveira, membro do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte.
BALANÇO
Patrícia Sousa, vice-presidente da gestão passada, destacou alguns feitos da sua gestão. “Foi um momento especial, de revisitar e lembrar desses três anos de gestão. Tivemos várias ações importantes, principalmente um diálogo muito forte com o Conselho Federal, no qual participamos de ações de fiscalização de instituições em âmbito nacional, criamos um mapeamento sobre o psicólogo do Rio Grande do Norte, bem como muitas outras diversas ações locais pelo estado”.
Confira a seguir a composição da nova diretoria:
Presidente: Rafael Ribeiro
Vice-presidenta: Keyla Amorim
Secretária: Natália Campos
Tesoureira: Andreína Moura
Propostas da chapa vencedora
- Divulgar o papel das/dos psicólogas/os à sociedade, contribuindo para diferenciar o fazer psicológico de práticas não científicas.
- Ampliar o diálogo com a categoria em todo o estado, possibilitando maior alcance das ações do CRP.
- Fortalecer e ampliar ações de orientação e fiscalização do CRP.
- Garantir transparência na gestão dos recursos do CRP.
- Interiorizar as ações das Comissões de Orientação e Ética, Orientação e Fiscalização e temáticas.
- Dialogar com gestoras/es de instituições públicas e privadas do RN, a fim de superar as condições de trabalho precarizadas que afetam a categoria.
- Combater o exercício ilegal da profissão.
- Defender as lutas sociais pautadas pela Psicologia, como a antimanicomial e o combate à LGBTfobia, e intensificar a garantia dos direitos das populações historicamente exploradas e oprimidas por sua classe social, raça-etnia e gênero.
- Proporcionar espaços de diálogo e orientação acerca de diferentes temáticas pertinentes ao exercício profissional em todos os campos de atuação.
- Realizar parcerias com outros conselhos de classe para atuar em pautas que envolvem a atuação multiprofissional das/os psicólogas/os.
- Criar um grupo de trabalho para monitorar e incidir politicamente nas instâncias competentes sobre os projetos de lei de interesse da categoria, incluindo o PL das 30 horas e o do Piso Salarial.
- Adaptar a estrutura e dinâmica de funcionamento do CRP às necessidades específicas de pessoas com deficiência.
- Ampliar as ações do CREPOP, bem como formular notas técnicas para o trabalho da/do psicóloga/o nas diversas áreas de atuação.
- Dialogar com gestoras/es e parlamentares objetivando garantir a presença de psicólogas/os nos sistemas de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Justiça, Mobilidade Humana, Trânsito, Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Pessoas com deficiência.
- Incidir junto aos órgãos responsáveis por concursos e processos seletivos a fim de ofertar condições salariais e de trabalho adequadas à categoria.
- Contestar as condições de trabalho da categoria nos planos de saúde.
- Criar uma comissão de assuntos étnico-raciais que articule psicólogas/os negras/os e debata sua inserção no mercado de trabalho.
- Garantir a participação do CRP em instâncias do controle social.
- Estabelecer espaços de orientação acerca de normativas recém-publicadas sobre avaliação psicológica, produção de documentos psicológicos, coaching e testes psicológicos para pessoas com deficiência.
- Sensibilizar a categoria a prezar pela acessibilidade de pessoas com necessidades específicas, e articular parcerias para qualificação dos profissionais.
- Avançar na interlocução do CRP junto à categoria para propor estratégias de intervenção nos processos de vulnerabilidades e urgências.
- Criar um fórum permanente sobre formação em Psicologia com estudantes, professores e coordenadores dos cursos de Psicologia do estado.
No Comments