25 ago Roda de conversa destaca importância do autocuidado das psicólogas
O CRP-RN promoveu, no dia 21 de agosto, a Roda de Conversa: O autocuidado da profissional de Psicologia em tempos de pandemia, com participação de Maria Aparecida de França, psicóloga e psicanalista e Camila Rubim, psicóloga clínica e psicoterapeuta somática, com a mediação da psicóloga Rayanne Cardoso.
Durante o encontro, Maria Aparecida de França, especialista em socialização e em saúde mental, destacou que o manejo das emoções é importante para reduzir os problemas. “Cuidar de si reduz o risco de errar, e permite cuidar dos outros”, afirmou. Para ela, manter hábitos saudáveis, respeitar os momentos de descanso e realizar atividades de lazer como ler, ver filmes ou séries são importantes neste período.
Segundo a psicóloga, os profissionais da área também são sujeitos singulares e que sentem emoções como estresse, ansiedade e medos como qualquer outro ser humano “Não há receita pronta para lidar com as emoções, cada pessoa reage de uma forma particular. Somos singulares”, afirmou.
Já a psicóloga Camila Rubim afirmou que a pandemia trouxe uma experiência coletiva, mas que os traumas são individuais. “No momento, o contato virou sinônimo de contágio. A pandemia mostrou o quanto temos que valorizar os contatos, os vínculos familiares e afetivos”.
Camila levou aos participantes a abordagem psicossomática, com exercícios para que os participantes autoavaliassem o corpo, a respiração e a postura.
Quem são as convidadas?
Maria Aparecida de França – CRP 17/0202- Psicóloga, Psicanalista. Especialista em socialização e em saúde mental, e Doutora em psicologia (UFRN), Psicóloga na SESAP, professora na Universidade Potiguar e no Instituto Bem te vi.
Camila Rubim – CRP 17/1831 – Atua como psicóloga clínica. Mestra em psicologia pela UFRN. Psicoterapeuta somática em Biossíntese pelo International Foundation for Biosynthesis. Atua também como professora da Biossíntese em Natal.
No Comments