18 mar Nota orientativa sobre atendimento psicológico diante da pandemia do Coronavírus
Muito tem se falado sobre os cuidados básicos, principalmente para profissionais da saúde, após o aparecimento do COVID-19 e, de forma mais intensiva, após a sua categorização como Pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ciente de que a categoria de psicólogas(os) está em contato direto com o público, seja nos serviços públicos, seja nos privados, o tempo inteiro e em diversos campos de atuação, e compreendendo que a prevenção ao contágio é necessária, orientamos às instituições que prestam serviços psicológicos, a suspender, temporariamente, os atendimentos em grupo e visitas domiciliares, mantendo-se apenas atendimentos emergenciais, prezando pela ética no atendimento nesses casos e nosso compromisso com o cuidado em saúde mental das pessoas.
Adicionalmente, reforçamos que, mais do que nunca, os ambientes de trabalho devem estar em condições de higiene adequadas, e disponibilizando materiais que visem a proteger as(os) profissionais e usuários, como água, sabão, máscaras e álcool em gel 70%. Orientações gerais sobre esses cuidados estão disponíveis no site do CFP. As recomendações estão de acordo com as medidas anunciadas por autoridades sanitárias do estado e do país.
Nós do CRP 17, também orientamos que os profissionais que se encontram nos grupos de risco sejam afastados imediatamente de suas atividades. Ressaltamos a necessidade de que tais orientações sejam acordadas com os gestores das políticas públicas e instituições privadas, uma vez que o CRP não tem gerência sobre o funcionamento destas entidades.
Veja também o comunicado do Conselho Federal de Psicologia sobre atendimentos psicológicos on-line nos períodos de março e abril, disponível no site do CFP neste link.
Natal, 18 de março de 2020
V Plenário CRP-17
No Comments