Nota orientativa sobre atendimento psicológico diante da pandemia do Coronavírus

Nota orientativa sobre atendimento psicológico diante da pandemia do Coronavírus

Muito tem se falado sobre os cuidados básicos, principalmente para profissionais da saúde, após o aparecimento do COVID-19 e, de forma mais intensiva, após a sua categorização como Pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ciente de que a categoria de psicólogas(os) está em contato direto com o público, seja nos serviços públicos, seja nos privados, o tempo inteiro e em diversos campos de atuação, e compreendendo que a prevenção ao contágio é necessária, orientamos às instituições que prestam serviços psicológicos, a suspender, temporariamente, os atendimentos em grupo e visitas domiciliares, mantendo-se apenas atendimentos emergenciais, prezando pela ética no atendimento nesses casos e nosso compromisso com o cuidado em saúde mental das pessoas.

Adicionalmente, reforçamos que, mais do que nunca, os ambientes de trabalho devem estar em condições de higiene adequadas, e disponibilizando materiais que visem a proteger as(os) profissionais e usuários, como água, sabão, máscaras e álcool em gel 70%. Orientações gerais sobre esses cuidados estão disponíveis no site do CFP.  As recomendações estão de acordo com as medidas anunciadas por autoridades sanitárias do estado e do país.

Nós do CRP 17, também orientamos que os profissionais que se encontram nos grupos de risco sejam afastados imediatamente de suas atividades. Ressaltamos a necessidade de que tais orientações sejam acordadas com os gestores das políticas públicas e instituições privadas, uma vez que o CRP não tem gerência sobre o funcionamento destas entidades.

Veja também o comunicado do Conselho Federal de Psicologia sobre atendimentos psicológicos on-line nos períodos de março e abril, disponível no site do CFP neste link.

Natal, 18 de março de 2020

V Plenário CRP-17

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment