13 set CRP-RN promove Ciclo de Debates para discutir atuação de psicólogas nas políticas de segurança
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN), através do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP-RN), da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão de Relações Étnico-raciais (CREr) promoverá nos meses de setembro, outubro e novembro, o Ciclo de Debates: Atuação da Psicologia frente às políticas de segurança.
O evento faz parte da comemoração dos 15 anos do CREPOP e será aberto a profissionais de diversas áreas, estudantes e sociedade, e ocorrerá no formato online com três mesas-redondas pelo Youtube, e com direito à certificação.
O Ciclo de Debates foi pensado para lançar as três referências técnicas direcionadas à profissionais da Psicologia que atuam nas políticas de segurança. São elas: Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Segurança Pública, Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) no sistema prisional e Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas de álcool e outras drogas.
O evento contará com três eixos temáticos: Psicologia & Segurança Pública; Psicologia & Sistema Prisional, e Psicologia & Políticas sobre Drogas. A discussão do primeiro eixo acontece em setembro, dia 15, às 18h30, e discutirá “Psicologia & Segurança Pública: implicações ético-políticas da profissão na defesa dos direitos humanos.
Em outubro, o segundo eixo discutirá “Psicologia & Sistema Prisional: da docilização dos corpos à transformação social. E em novembro, o terceiro e último eixo, debaterá “Psicologia e Políticas sobre Drogas: do tratamento manicomial ao antiproibicionismo”.
De acordo com a psicóloga conselheira Marina Angélica Silva Queiroz (CRP-17/3644), coordenadora regional do CREPOP-RN, o objetivo do Ciclo de Debates é: “Orientar a categoria no que diz respeito às temáticas pautadas pela Psicologia na sociedade, através das referências técnicas que visam a atuação ética da psicóloga e do psicólogo no âmbito das políticas públicas”, afirma.
Setembro
O primeiro eixo temático do Ciclo de Debates: “Psicologia & Segurança Pública: implicações ético-políticas da profissão na defesa dos direitos humanos” acontece no dia 15, às 18h30. Neste evento, será lançada a Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) na Política de Segurança Pública.
Participam como convidados, o psicólogo Pedro Gastalho de Bicalho, professor da UFRJ presidente do CRP-05/RJ e representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Comissão Nacional dos Direitos Humanos e o delegado da polícia civil do RJ Orlando Zaccone, coordenador nacional do movimento “Policiais Antifacismo”.
A mediação deste debate fica por conta da psicóloga conselheira Carmem Plácida Sousa Cavalcante (CRP-17/1651), coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RN.
Participação
Não é necessário inscrição prévia. O certificado de participação será emitido para quem assinar lista de presença durante as transmissões. O link da lista será disponibilizado no chat, no momento da exibição da live.
Mais sobre os convidados do dia 15/09:
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – (CRP 05/26077)
Doutor em Psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Representa o Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Conselho Nacional dos Direitos Humanos e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Atuou como oficial psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e compôs a diretoria executiva do CFP. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-05/RJ).
Orlando Zaccone
Delegado de polícia civil no Rio de Janeiro; doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e coordenador nacional do Movimento Policiais Antifascismo.
No Comments