CRP-RN promove Ciclo de Debates para discutir atuação de psicólogas nas políticas de segurança

CRP-RN promove Ciclo de Debates para discutir atuação de psicólogas nas políticas de segurança

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN), através do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP-RN), da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão de Relações Étnico-raciais (CREr) promoverá nos meses de setembro, outubro e novembro, o Ciclo de Debates: Atuação da Psicologia frente às políticas de segurança.

O evento faz parte da comemoração dos 15 anos do CREPOP e  será aberto a profissionais de diversas áreas, estudantes e sociedade, e ocorrerá no formato online com três mesas-redondas pelo Youtube, e com direito à certificação.

O Ciclo de Debates foi pensado para lançar as três referências técnicas direcionadas à profissionais da Psicologia que atuam nas políticas de segurança. São elas: Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Segurança Pública, Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) no sistema prisional e Referência Técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas de álcool e outras drogas.

O evento contará com três eixos temáticos: Psicologia & Segurança Pública; Psicologia & Sistema Prisional, e Psicologia & Políticas sobre Drogas. A discussão do primeiro eixo acontece em setembro, dia 15, às 18h30, e discutirá “Psicologia & Segurança Pública: implicações ético-políticas da profissão na defesa dos direitos humanos.

Em outubro, o segundo eixo discutirá “Psicologia & Sistema Prisional: da docilização dos corpos à transformação social. E em novembro, o terceiro e último eixo, debaterá “Psicologia e Políticas sobre Drogas: do tratamento manicomial ao antiproibicionismo.

De acordo com a psicóloga conselheira Marina Angélica Silva Queiroz (CRP-17/3644), coordenadora regional do CREPOP-RN, o objetivo do Ciclo de Debates é: “Orientar a categoria no que diz respeito às temáticas pautadas pela Psicologia na sociedade, através das referências técnicas que visam a atuação ética da psicóloga e do psicólogo no âmbito das políticas públicas”, afirma.

 Setembro

O primeiro eixo temático do Ciclo de Debates: “Psicologia & Segurança Pública: implicações ético-políticas da profissão na defesa dos direitos humanos acontece no dia 15, às 18h30. Neste evento, será lançada a Referência Técnica para Atuação de Psicólogas(os) na Política de Segurança Pública.

Participam como convidados, o psicólogo Pedro Gastalho de Bicalho, professor da UFRJ presidente do CRP-05/RJ e representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Comissão Nacional dos Direitos Humanos e o delegado da polícia civil do RJ Orlando Zaccone, coordenador nacional do movimento “Policiais Antifacismo”.

A mediação deste debate fica por conta da psicóloga conselheira Carmem Plácida Sousa Cavalcante (CRP-17/1651), coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RN.

Participação

Não é necessário inscrição prévia. O certificado de participação será emitido para quem assinar lista de presença durante as transmissões. O link da lista será disponibilizado no chat, no momento da exibição da live.

Mais sobre os convidados do dia 15/09:

 Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – (CRP 05/26077)

Doutor em Psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Representa o Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Conselho Nacional dos Direitos Humanos e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Atuou como oficial psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e compôs a diretoria executiva do CFP. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-05/RJ).

 

Orlando Zaccone

Delegado de polícia civil no Rio de Janeiro; doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e coordenador nacional do Movimento Policiais Antifascismo.

 

 

 

 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment