28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

28 de Julho - Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

A data de hoje marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. Além disso, 2019 marca também os 50 anos do caso Stonewall. Após os choques de rua de 1969 em Nova York, despontaram movimentos de emancipação LGBT pelo mundo afora, quase simultaneamente. Meio século depois, a luta segue mais viva do que nunca. Segundo dados do Relatório de 2016 do Grupo Gay da Bahia, a cada 25 horas um (a) brasileiro (a) ainda é barbaramente assassinado (a) vítima da “LGBTfobia”.

Há 20 anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) avançou na luta contra o ódio ao se posicionar por meio da Resolução nº 01/99, que traz o entendimento de que para a Psicologia a sexualidade faz parte da identidade de cada sujeito e, por isso, práticas homossexuais não constituem doença, distúrbio ou perversão. Além disso, em mais um avanço, a Resolução 01/18 fala, entre outras coisas, fala que as psicólogas e os psicólogos, em sua prática profissional, atuarão segundo os princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão voltada à eliminação da transfobia e do preconceito em relação às pessoas transexuais e travestis.

Viva o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+!

 

Descrição da imagem #pracegover #legendaacessível: A imagem apresenta as cores da bandeira LGBTQI+ ao fundo, com o seguinte texto acompanhando: “28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+”.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment