“A crise política no Brasil é um projeto”, afirma Ana Bock na abertura da Jornada de Psicologia

“A crise política no Brasil é um projeto”, afirma Ana Bock na abertura da Jornada de Psicologia

Intervenções artísticas com Rafaela Brito, Zeca Santos e Felipe Nunes.

A abertura da 19ª edição da Jornada de Psicologia, sob o tema ‘’De que retrocessos falamos?”, aconteceu na segunda-feira, 23, às 19h,  e contou com intervenções artísticas e a presença da professora Ana Bock (PUC-SP e presidenta do Instituto Silvia Lane). Durante a palestra, a convidada traçou um panorama histórico-social da profissão e analisou a atual conjuntura do país.

Entre os principais retrocessos, destacou-se a demora na vacinação no País que culminou em mais de 575 mil mortes, o cenário político, a valorização do capitalismo, o aumento da pobreza, da fome e do desemprego. “A crise política, a crise da democracia, a crise administrativa no Brasil não são crises, são projetos. É preciso entender que há um projeto alimentado pela elite brasileira”, afirmou Ana Bock.

Ana Bock, professora da PUC-SP.

Bock falou também sobre avanços das práticas profissionais e destacou a reformulação dos saberes e o pensamento crítico da Psicologia. Destacou, ainda, a inserção da Psicologia no campo das Políticas Públicas na década de 90, conquistas como o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), e as referências técnicas produzidas.

“Temos modos de fazer Psicologia que envolvem o saber teórico, um projeto, um diagnóstico, a escolha das técnicas, procedimentos e avaliações. É um projeto de sociedade, para vida coletiva e da defesa dos direitos humanos.’’, enfatizou.

Sobre o cenário da saúde, da assistência e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) , a psicóloga afirmou que “o SUS não está mais desmontado porque a pandemia o salvou. Foi uma mão que segurou, mas os CRAS e os CAPS não tiveram o mesmo sucesso”.

Ana Sandra - presidenta do CFP

Ana Sandra Fernandes – presidenta do CFP.

O encerramento da mesa contou com a presença de Ana Sandra Fernandes, (presidente do Conselho Federal de Psicologia – CFP), que abordou os eventos pré-60 anos da Psicologia. “Esse evento é potente e nos proporciona pensar fora da caixa. É momento de rememorar o resgate da nossa história e da nossa memória, que contribui para que a gente construa o que vem pela frente”, afirmou Ana Sandra.

A presidenta Keyla Amorim que esteve na mediação, dedicou o evento às psicólogas do RN que faleceram durante a pandemia e lembrou a memória do psicólogo Aluízio Lopes de Brito, que atuou como conselheiro federal e que faleceu em função da COVID-19.

Feedbacks

O psicólogo Ciro Sampaio acompanhou o evento e afirmou que foi um “excelente momento para cada um olhar o próprio umbigo e observar nossa atuação como psicólogo, em conexão com a atuação ético-política, respeitando nosso Código de Ética”

Sobre a palestra de Ana Bock, a internauta Talia Fernanda achou “necessário ela trazer de forma crítica e lúdica a importância do CRAS e CAPS em um governo completamente focado em sucatear os nossos órgãos públicos de saúde, educação e habitação”, disse.

Assista no Youtube:

 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment