Assembleia Legislativa do RN celebrou os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e os 15 anos do CRP RN

Assembleia Legislativa do RN celebrou os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e os 15 anos do CRP RN

A Psicologia foi homenageada na ocasião da celebração dos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil. Ação proposta pela deputada estadual Isolda Dantas, a Sessão Solene sobre o tema aconteceu nesta sexta-feira (15) na Assembleia Legislativa do RN, em Natal/RN, e reuniu membros do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN), representantes de outros CRPs do Brasil, além de outros conselhos profissionais.

Com galerias e plenário lotados, o evento de hoje destacou a psicologia como verdadeira potência, que faz do Brasil o país com o maior número de psicólogas e psicólogos em todo o mundo: são mais de 424 mil profissionais no Brasil, sendo 5.779 apenas no Rio Grande do Norte.

Deputada Isolda (Foto cedida pela ALRN)

Durante a solenidade, a deputada estadual e propositora da ação, Isolda Dantas, falou como o cuidado com a saúde mental abraça o cidadão. “Nosso mandato reafirma que todo mundo merece acesso à Psicologia”, explicou. “A presença deste profissional em diversos espaços, como a escola, deve ser uma luta de todos nós”, continuou. A deputada ainda parabenizou as/os psicólogas/os “que lutam para que os brasileiros tenham pleno acesso às suas humanidades”.

Entre as instituições homenageadas, a sessão contou com a presença de membros do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR/RN), Associação Potiguar Plural, Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, entre outros. Estas instituições foram fundamentais para a o desenvolvimento e o acolhimento das/os psicólogas/os no RN, o que é um marco digno de reconhecimento.

Representando o CRP-17/RN e a mesa de pessoas homenageadas na solenidade, o conselheiro Rafael Ribeiro discursou sobre a pluralidade de atuações profissionais da pessoa psicóloga no RN e no Brasil. Segundo ele, “uma atuação marcada pela produção do rigor ético, e que se reinventa e se constrói em áreas onde antes não fazia parte, sempre em favor dos direitos humanos”.

Rafael Ribeiro, Conselheiro do CRP-17 (Foto cedida pela ALRN)

Rafael ainda comentou como a profissão, que é também uma ciência, é fundamental na luta contra toda forma de preconceito. “Atuamos contribuindo para a luta contra racismo, o capacitismo e a desigualdade social, demandas que sempre serão essenciais na superação de problemáticas sociais”, afirmou.

Presente no evento e uma das homenageadas, a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, se emocionou ao relembrar sua trajetória como mulher, psicóloga e nordestina. “Falar da psicologia é falar das mulheres, uma vez que somos 85% das inscritos nos Conselhos Regionais espalhados pelo Brasil. A mulher, junto com os homens, sempre esteve à frente, na trincheira pela conquista de direitos fundamentais para a sociedade, na psicologia não é diferente”, afirmou Ana Sandra.

Na sua fala, a maior autoridade do CFP fez um apanhado da profissão ao longo do tempo, destacou a presença da Psicologia em diversas áreas da sociedade, lembrou da importante atuação das/dos profissionais na pandemia da Covid-19, sem esquecer de abordar a constante luta do Sistema Conselhos por melhorias para a categoria.

Ana Andrea, presidenta do CFP (Foto cedida pela ALRN)

“Me sinto honrada em fazer parte deste plenário. As homenagens que estamos recebemos em 2022, como a de hoje, não são apenas para nós que compomos o CFP, mas para cada uma/um das/dos mais de 400 mil psicólogas/os do Brasil”, lembrou Fernandes. “Nossa luta não é recente. É importante ressaltar que estivemos presentes na luta antimanicomial, pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Sus), e na atualidade a Psicologia é um instrumento necessário na área jurídica, do esporte, do trânsito, entre outras”, continuou a presidente do CFP.

A Sessão Solene recebeu representantes do mais diversos Conselhos Regionais do Brasil. Sobre a presença massiva destas/es Conselheiras/os, Ana Sandra Fernandes agradeceu. “Todo o meu agradecimento à imensa dedicação dos Conselhos Regionais na Psicologia. Somos uma profissão do presente e do futuro. Há 60 anos podemos ver a construção de uma nova psicologia, tão diferente daquela de décadas atrás. Hoje, somos comprometidas/os com o povo e suas necessidades, guiadas/os pelo desejo de construir uma ciência que garantia a vida e o respeito aos direitos humanos”, finalizou.

 

Confira abaixo a lista completa de entidades e personalidades homenageadas

Entidade Homenageada

Representante

Cargo

1. Conselho Federal de Psicologia (CFP)  Senhora Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega Conselheira Presidente do Conselho Federal de Psicologia
2. Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte Senhora Ana Andrea Maux Conselheira Presidente do CRP-17/RN
3. Centro de Reabilitação Infantil e adulto/RN (CRI) Antônia Célia Sales Melo Direção Geral do Centro de Reabilitação Infantil e Adulto – CRI/CRA. Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN – SESAP/RN
4. Associação Potiguar Plural  Pryscilla Almeida Representação Associação Potiguar Plural
5.Movimento Nacional da População de Rua (MNPR/RN) José Vanilson Torres da Silva Coordenação do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR/RN)
6. Associação Nacional de Psicólogas Pretas  (ANPSINEP) Marina Angélica Silva Queiroz Representante do ANPSINEP RN
7. Centro de Convivência e Cultura da RAPS (Cecco)  A conviva Katiane Claudia Silva Nascimento Representante do Centro de Convivência e Cultura da secretaria de saúde do Natal.
8. SEPA – Serviço de Psicologia Aplicada Ediana Rosselly de Oliveira Gomes Vice diretora
9. Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi Professora Dra. Lílian Lira Lisboa Gerente do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi
10. Casa Abrigo de Mossoró Concesça Gomes Gregório da Silva Psicóloga da Casa Abrigo de Mossoró

 

Nome

Cargo/Instituição

  1. Senhora Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega
Conselheira Presidente  do Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  1. Senhora Izabel Augusta Hazin Pires
Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP)
  1. Senhora Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz
Coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.
  1. Senhor Francisco Mayccon Passos Costa 
UERN
  1. Senhor Rafael Ribeiro Filho
Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP 17 RN)
  1. Senhora Ana Andréa Barbosa Maux
Conselheira-Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP 17 RN)
  1. Senhora Doriana Silvia De Sousa Feitosa Setubal
Psicóloga, Sócia diretora da Espaço Diálogus
  1. Senhor Thiago da Silva Laurentino
Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia (CRP-17/RN)
  1. Senhora Ana Amélia Melo
Conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP-17/RN)
10. Prof. Dra. Vânia Aparecida Calado Docente da Universidade Potiguar e do Instituto de Psicologia Sócio-Histórica do RN. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária na interface entre psicologia e educação, inclusão e direitos humanos. 
Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment