Audiência na ALRN debateu compromisso social de psicólogas(os) e atuação na pandemia

Audiência na ALRN debateu compromisso social de psicólogas(os) e atuação na pandemia

Uma audiência pública virtual ocorreu durante a programação da Jornada de Psicologia, no dia 27, dia da(o) psicóloga(o). A audiência foi realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) por proposição do mandato da deputada estadual Isolda Dantas.

O CRP-RN participou e apoiou a ação, que teve como tema: “Compromisso do Psicólogo com a sociedade e com a profissão em tempos de pandemia”, durante o evento, os participantes discutiram sobre os impactos da pandemia na sociedade e a essencialidade da Psicologia.

Participaram da audiência a presidenta conselheira Keyla Mafalda de Oliveira Amorim (CRP-17/1707), a também conselheira Carmem Plácida Souza Cavalcante (CRP-17/1651), a conselheira federal Izabel Augusta Hazin Pires (CRP-02/9446); o psicólogo Herculano Ricardo Campos, diretor da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNDASE); a psicóloga educacional da CAENE/UFRN Danielle Ferreira Garcia (CRP-17/1585), Maria Teresa Freire, diretora de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da SESAP, entre outras profissionais e psicólogas/os conselheiras/os.

Izabel Augusta Hazin Pires, conselheira do CFP.

Em sua fala, a conselheira do CFP Izabel Hazin, elencou as desigualdades sociais que se agravaram com a pandemia como a fome, a miséria, a violência contra população negra, crianças e LGBTs, impactos na educação, e precarização do trabalho. “A psicologia reafirma o compromisso social com o Brasil, em usar o conhecimento científico para transformar a realidade. Os sujeitos são participantes do processo social. Então, nosso compromisso é usar a nossa ciência para ampliar a consciência das pessoas”, afirmou Izabel.

Keyla Mafalda de Oliveira Amorim, conselheira presidenta do CRP-RN.

A conselheira presidenta Keyla Amorim falou do aumento do sofrimento psicossocial e da necessidade de ampliar a categoria nas políticas públicas. “Precisamos garantir a presença de psicólogas nas escolas, fortalecer a RAPS, redimensionar o psicólogos no SUS, e aprimorar os serviços prestados no SUAS, regionalizar os CREAS, etc. Precisamos nos coletivizar’’.

Durante a audiência foram homenageadas as psicólogas: Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz (CRP-17/1398) que atua como Coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Mossoró; Khris Evelyn Teixeira de Lima (CRP-17/0883) que atua na SEMTAS, em Natal, e como assessora técnica da SEMTHAS, em Taipu; Alda Karoline Lima da Silva (CRP-17/1471) que é psicóloga do trabalho, docente de Psicologia e gestora do Nostrum Instituto de Psicologia, e Maria Aparecida de França Gomes (CRP-17/0202) que atua como docente e como psicóloga hospitalar no Hospital Regional Deoclécio Marques.

 “A Psicologia não abriu mão de disputar democracia. Temos nos reinventado. É em nome da re-existência da Psicologia que homenageamos as psicólogas que estão na linha de frente e que despontam como inspiração”, afirmou a presidenta Keyla.

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia com retransmissão no Youtube da ALRN e no Facebook do CRP. A gravação da audiência está disponível no canal do CRP no Youtube, clique aqui.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment