Capacitação no CRP-RN destaca desafios éticos e fiscalizatórios dos Conselhos

Capacitação no CRP-RN destaca desafios éticos e fiscalizatórios dos Conselhos

Treinamento aconteceu no dia 15/02 e foi realizado por Aluízio Brito, psicólogo e colaborador do Conselho Federal


O CRP promoveu, no último dia 15, uma capacitação de 6 horas com membros conselheiros, orientadores fiscais, mediadora e assessoras. O objetivo foi qualificar as ações da Comissão de Orientação e Ética (COE) e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). A atividade de capacitação foi realizada pelo psicólogo Aluízio Lopes de Brito que é colaborador da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e debateu sobre desafios éticos e fiscalizatórios.

No treinamento, Aluízio Brito destacou o papel do Sistema Conselhos de Psicologia como uma “autarquia com poder de Estado” na missão de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. Lembrou a importância de se atender a jurisprudência dos cinco princípios estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal, para se aplicar normativas seguindo a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Outro ponto importante ressaltado pelo psicólogo foi sobre o caráter sigiloso das investigações em plenária e o cuidado de ser ‘imparcial’ diante dos julgamentos de casos relacionados a ausência de ética profissional. Ele destacou a relevância das Câmaras de Mediação na resolução de conflitos, para se evitar processos éticos. A Câmara de Mediação foi implementada pelo CRP-17 em 2019, e tem como objetivo a resolução de conflitos entre psicólogos e seus denunciantes.

                  Aluízio Brito destacou Conselhos como “autarquias com poder de Estado”

Para a psicóloga orientadora fiscal do CRP-RN, Kaynelly Melo, os conceitos e a compreensão da mediação como forma de ‘’fazer justiça’’ dentro da Comissão de Orientação e Ética foi um dos momentos mais relevantes da capacitação, fundamentando as ações finalísticas do Conselho. “A capacitação foi importante porque foi um momento de alinhar internamente alguns conhecimentos entre corpo gestor e funcionários. Com esse alinhamento, podemos realizar as atividades do CRP de forma mais responsável e consistente”, completou Kaynelly.

Segundo Keyla Amorim, vice-presidenta do CRP-17, o treinamento buscou aprimorar os conhecimentos da atual gestão, que atua desde setembro de 2019, assim como fortalecer as atividades já realizadas pelos orientadores fiscais e capacitá-los para uma atuação mais assertiva.

Ao fim da capacitação, o instrutor da SOE, Aluízio Brito, afirmou que as discussões com os membros do CRP-17 foram muito ricas. “Creio que na capacitação todos saíram mais habilitados para o trabalho como conselheiros. O que fizemos aqui foi qualificá-los para melhor servir à categoria e à sociedade”, finalizou.

Capacitação teve como objetivo qualificar as ações da COE e da COF

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment