25 mar CFP recomenda aos gestores públicos a suspensão imediata de atividades presenciais
O CFP enviou um ofício com recomendações aos gestores públicos, empregadores e usuários de serviços de psicologia, levando em consideração pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19). As recomendações visam a proteção da saúde do psicólogo e da sociedade.
RECOMENDA-SE aos gestores públicos, empregadores e usuários de serviços de psicólogos:
- 1) A suspensão imediata de atividades profissionais do psicólogo na modalidade presencial em todo o território nacional, a não ser aquelas comprovadamente emergenciais.
- 2) A possibilidade de condições adequadas de prevenção e de proteção contra o COVID-19 recomendadas pelas autoridades sanitárias, como máscaras e álcool 70%, quando o atendimento presencial for comprovadamente emergencial.
- 3) A disponibilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para o exercício profissional da Psicologia a distância.
- 4) A criação de comitês, grupos ou comissões para tratar de estratégias, métodos e avaliações de serviços psicológicos essenciais conforme o caso, bem como o modo de oferecê-los neste momento de calamidade pública.
- 5) A manutenção contratual e salarial do psicólogo ante as flexibilizações exigidas para este momento de calamidade pública.
- 6) A concentração de serviços psicológicos para promover, na respectiva área de atuação, a saúde mental da população neste momento de calamidade pública.
Clique aqui para ter acesso ao documento enviado aos gestores.
No Comments