Comissão Eleitoral do CRP-17 participa de reunião sobre Eleições no Sistema Conselhos

Comissão Eleitoral do CRP-17 participa de reunião sobre Eleições no Sistema Conselhos

Nos dias 7 e 8 de março, representantes da Comissão Eleitoral Regular (CER), da Comissão Eleitoral Especial (CEE) e das Comissões Regionais Eleitorais (CRE) estiveram reunidas(os) na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) dialogando sobre os processos para as eleições deste ano, que ocorre de 23 a 27 de agosto, no marco dos 60 anos da Psicologia.

Participou dos encontros a psicóloga e presidenta da Comissão Regional Eleitoral do CRP-17, Shirley Magnólia B. Câmara de Oliveira (CRP-17/1886).

Entre as pautas discutidas, estiveram questões como os instrumentos normativos (Regimento Eleitoral, instruções normativas, editais, portarias), o papel das comissões, a inscrição de chapas e a instalação de pontos de apoio à votação, bem como o cronograma das eleições e as mudanças para o ano.

Novidades

Entre as mudanças previstas para as Eleições de 2022, estão o Sistema de votação totalmente online, conferindo maior celeridade e segurança ao processo, ao mesmo tempo em que reduz os custos que o voto presencial representa.

No site oficial das Eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, a ser divulgado em breve, ficarão concentradas as informações de todos os CRPs e do CFP, de modo a facilitar o acesso à toda a categoria.

O processo de cadastro de chapas também contará com um sistema específico e, assim como a votação, também será realizado de forma on-line, com exceção da pré-inscrição que deve ocorrer de forma presencial. No caso do CRP-17, a entrega do requerimento de pré-inscrição deve acontecer até os dias 26 e 27 de março no 5º COREP.

Durante as eleições em agosto, todos os CRPs deverão disponibilizar pontos de apoio a votação para profissionais que tiverem problemas com conectividade. Os pontos de apoio serão locais com computadores conectados à internet, para garantir o voto de forma segura e sigilosa.

Comissão Nacional de Aferição

Outra novidade é a instituição da Comissão Nacional de Heteroidentificação e Aferição que irá reger os critérios e a aferição para candidaturas na cota de reserva de vagas.

O Regimento Eleitoral, aprovado pela Resolução CFP nº 05/2021, orienta  que, necessariamente, as chapas terão, no mínimo, 20% de reserva de vagas para pessoas negras e indígenas, além de, no mínimo, 10%de reserva de vagas para pessoas trans, pessoas com deficiência ou povos tradicionais. Além disso, metade da chapa deve ser composta por mulheres.

 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment