Conheça as Diretrizes Brasileiras de Assistência Psicológica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Conheça as Diretrizes Brasileiras de Assistência Psicológica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

 

O Núcleo de Saúde Mental da Comissão de Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) acaba de lançar o e-book “Diretrizes Brasileiras de Assistência Psicológica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica”. O documento está disponível para visualização e download no menu Diretrizes do site da SBCBM.

Acesse clicando aqui.

O material, coordenado e organizado pelas psicólogas Aída Regina Marcondes Franques, Cristina Cardoso Freire e Michele Pereira da Silva, conta com a participação de dezenas de profissionais de saúde mental de todo o país divididos em cinco grupos de trabalho.

As diretrizes abordam temas como:

– Aspectos psicológicos no tratamento cirúrgico da obesidade clinicamente grave
– A psicologia inserida na equipe multidisciplinar
– Avaliação psicológica pré-operatória e preparo psicoeducacional
– Transoperatório
– Características do pós-operatório
– Recomendações

Para o presidente da SBCBM, Dr. Antônio Carlos Valezi, cada autor, com admirável conhecimento do tema sob sua responsabilidade, escreveu e completou o livro de leitura amena, agradável e consistente em cada página.

“Essa obra se torna objeto de consulta obrigatória a todos que desejam atualização sobre o assunto da jornada psicológica do portador de obesidade. O lançamento veio ocupar um espaço que estava vago e demonstrar a pujança dos profissionais da saúde mental da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Todos os autores estão de parabéns pelo esforço e pelo resultado final ao publicarem esta notável obra”, celebra Valezi.

Segundo a psicóloga Aída Marques, o trabalho foi iniciado em 2020, durante o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, e aborda de forma abrangente as questões da obesidade, dos aspectos psicológicos envolvidos no tratamento cirúrgico da obesidade, cita os tipos de cirurgias mais realizadas e detalha as várias etapas do acompanhamento do paciente na assistência psicológica no pré, trans e pós-operatório, além de oferecer informações importantes a serem repassadas aos pacientes na orientação psicoeducativa.

“Da forma que foi construída, as Diretrizes podem oferecer, mesmo aos profissionais de psicologia “não iniciados” na área, uma base importante de informações para que, a partir dela e da direção que aponta, busquem estudo e formação para desenvolver uma atuação competente e assertiva junto às equipes de bariátrica. Esse trabalho é fruto da expertise e dedicação de muitos psicólogos, hoje com embasamento teórico e reconhecida experiência prática e atuantes no atendimento pré, trans e pós-operatório da Cirurgia Bariátrica e Metabólica,” afirma Aída.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment