Conselho de Psicologia do RN destaca pontos importantes em audiência pública sobre saúde mental

Conselho de Psicologia do RN destaca pontos importantes em audiência pública sobre saúde mental

Entidade participou de atividade na Assembleia Legislativa sobre a luta antimanicomial, realizada na última segunda-feira (5)

 

A conselheira-presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN), Keyla Amorim (CRP-17/1707), participou nesta segunda-feira (5) da audiência pública “Os desafios da luta antimanicomial no RN”, na Assembleia Legislativa, em Natal.

A audiência foi uma propositura conjunta dos deputados estaduais da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na casa, Divaneide Basílio, Francisco do PT e Isolda Dantas. O evento teve como principais objetivos discutir políticas públicas sobre saúde mental e a necessidade de aumento do investimento financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalhar a temática de forma adequada.

Em seu pronunciamento, Keyla destacou alguns pontos relevantes que devem ser levados em consideração no âmbito da saúde mental. “Investimento em planejamento e gestão, concluir a política pública estadual de saúde mental, fiscalizar os serviços de saúde mental e enfrentar os manicômios que ainda estão em pé”, enfatizou.

Para a vice-presidenta do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems), Dailva Bezerra, é importante a valorização profissional dos profissionais da saúde. “Os municípios precisam de educação permanente. Precisamos de mais psicólogos nos municípios, e é importante uma discussão sobre a questão salarial dos psicólogos. São muitos desafios, mas estamos abertos para apoiar nossos munícipes”, disse.

Keyla chamou atenção para a necessidade de educação permanente para as e os profissionais que atuam no interior do estado e para a importância da regionalização. Como encaminhamento, a conselheira do CRP-17 enviou uma série de proposições às deputadas e aos deputados: “Solicitamos a reativação de cargos importantes na política estadual de saúde mental, a redução do processo de privatização do SUS, a execução da Resolução CNJ 487/2023, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, e prevê a substituição progressiva dos hospitais de custódia pela atenção psicossocial, entre outros”.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment