Conselho de Psicologia do RN é empossado em comitês de defesa da mulher

Conselho de Psicologia do RN é empossado em comitês de defesa da mulher

Quatro representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) foram nomeadas como membros dos colegiados estaduais que atuam na garantia de direitos das mulheres e na luta contra violência doméstica. A solenidade foi realizada no auditório da Governadoria, nesta segunda-feira (7), data em que a Lei Maria da Penha completou 17 anos no Brasil.

A conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-17/RN e a conselheira-presidenta da entidade, Luana Isabelle Cabral dos Santos (CRP-17/2509) e Keyla Mafalda de Oliveira Amorim (CRP-17/1707), respectivamente, tomaram posse no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim). Já as psicólogas colaboradoras do conselho Maria Aparecida de França Gomes (CRP-17/0202) e Helena Grazyelle do Nascimento Oliveira (CRP-17/4354), foram empossadas no Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres (Ceav).

Esses colegiados têm como objetivos monitorar, construir, sugerir e atuar como organismos fundamentais na execução da rede de proteção e garantia de direitos às mulheres, bem como garantir direitos como autonomia econômica e participação política, dentre outras ações de empoderamento.

Para Luana Cabral, os comitês são importantes no desenvolvimento de políticas públicas em defesa da mulher. “Essa rede é essencial para que sejam criados programas de forma a articular toda a rede de proteção e direitos das mulheres “, destacou.

Também será objeto dos colegiados tratar da mais recente política de inclusão, prevista no decreto assinado no dia 8 de março, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que define percentual de 8% em contratos firmados entre empresas e a administração pública federal para contratação de mão de obra de mulheres vítimas de violência doméstica. A governadora Fátima Bezerra disse que essa é uma “medida que terá impacto no apoio às mulheres que precisam de autonomia financeira para se afastar de relações de violência doméstica”.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment