Conselho de Psicologia do RN se soma a diversas entidades contra práticas de tortura em espaços de privação de liberdade

Conselho de Psicologia do RN se soma a diversas entidades contra práticas de tortura em espaços de privação de liberdade

Mecanismos atuantes na área lançaram nota técnica demonstrando apoio ao Projeto de Lei nº 11/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa do RN e que trata do tema

Com o objetivo de criar no Rio Grande do Norte o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, o Projeto de Lei Complementar (PLC) de nº 11/2023 está em tramitação na Assembleia Legislativa do estado. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN), tendo em vista a importância de sua implementação para coibir práticas abusivas e que violam os direitos humanos no sistema prisional.

Pensando em subsidiar a compressão da sociedade e dos parlamentares quanto a importância da aprovação do PLC, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), a Defensoria Pública da União (DPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte (CEPCT/RN) lançaram uma Nota Técnica.

Em seu texto, a nota apresenta dados sobre denúncias de tortura no RN, tendo como base relatórios produzidos em 2017, 2018 e 2022, que trazem uma série de relatos de violência institucional física e psicológica, tortura e violência policial sofridas por pessoas privadas de liberdade, assim como as suas famílias. O texto também destaca a importância da aprovação do PLC, fornecendo os parâmetros jurídico-legais para isso.

O CRP-17/RN, como ato concreto de apoio à aprovação do PLC, enviou ofício para as deputadas e deputados da Assembleia Legislativa do RN solicitando que votem favoráveis ao projeto.

Luta da Psicologia

Em apoio a essa demanda, o CRP-17/RN enviou ofício para os deputados e deputadas estaduais do RN, solicitando voto favorável ao PLC 11/2023. De acordo com a conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho, Luana Cabral, a inserção da Psicologia nessa pauta é algo já esperado.

“Um dos pilares da Psicologia é uma atuação intransigente em defesa dos direitos humanos e é com base nesse princípio que apoiamos a aprovação desse PLC”, explica Luana. “O CRP-17/RN entende que a construção de uma sociedade livre de todas as violências é pauta urgente e necessária para romper com as atuais políticas de Estado que reforçam a opressão e exclusão”, complementa.

O CRP-17/RN integra o CEPCT/RN, neste momento ocupando sua presidência, por meio do membro colaborador do Conselho, Gustavo de Aguiar Campos (CRP-17/ 4917). De acordo com ele, a população também precisa se somar a essa luta, que é mais um passo no cumprimento do compromisso brasileiro, firmado internacionalmente, de erradicar a tortura no país.

“Ao contrário do que as pessoas imaginam, situações de tortura, maus tratos e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes continuam acontecendo em espaços de privação de liberdade. Não se trata somente do sistema prisional, mas dos hospitais psiquiátricos, das instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, das comunidades terapêuticas, das instituições de longa permanência para idosos, do sistema socioeducativo, dentre outras instituições”, alerta Gustavo.

“Considero que a aprovação do PLC em questão seja um ganho para a toda a sociedade, por isso que devemos nos unir pela sua aprovação. Espero que as/os parlamentares possam se sensibilizar à pauta e entender do que ela de fato se trata: prevenir e combater um crime de lesa-humanidade”, finaliza o coordenador do CEPCT/RN.

Quem desejar ler a Nota Técnica completa, pode clicar aqui e conferir o texto. Clicando aqui, também é possível assinar um formulário em apoio à nota e seu objetivo.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment