Conselho de Psicologia do RN será homenageado na Câmara de Vereadores de Caicó

Conselho de Psicologia do RN será homenageado na Câmara de Vereadores de Caicó

Solenidade foi proposta pelo vereador Professor Veranilson e celebrará 60 anos da Psicologia no Brasil e 16 anos de fundação do conselho no RN

A Câmara Municipal de Caicó promoverá, na próxima terça-feira (4), às 19h, uma Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e aos 16 anos de fundação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN). A atividade é uma iniciativa do vereador Professor Veranilson.

Além de psicólogas/os de Caicó e região, que atuam nas várias áreas da Psicologia, participarão Conselheiras/os do CRP-17/RN, estudantes da área e gestoras/es municipais da saúde. Ao longo da solenidade, receberão homenagens profissionais e entidades relacionadas a Psicologia.

De acordo com o propositor da Sessão Solene, vereador Professor Veranilson, “a Psicologia, e a rede de profissionais atuantes nesta área, são de fundamental importância para a sociedade, uma vez que atuam no fortalecimento das políticas de saúde mental, mas também no trânsito, na justiça, na educação, no esporte, entre outras áreas”.

Para o conselheiro e presidente da Comissão de Educação do CRP-17/RN, João Costa (CRP-17/3669), a sessão será um marco histórico pela contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, que se movimenta em busca da promoção de saúde mental relacionada a situações concretas da vida.

“Essa celebração, em Caicó, é um fato histórico, mas também, um posicionamento ético-político, ético pois somos uma profissão que tem partido: a promoção dos direitos humanos e da democracia participativa. Político, pois somos agentes da transformação social local e nacional, principalmente dessa realidade que condicionam socialmente o processo saúde e doença e que ainda está inserido nas ausências de moradia, trabalho digno, saúde integral, segurança, entre outros elementos fundamentais”, detalha João.

CRP-17 realizará outras atividades no município

Em Caicó, a programação do CRP-17/RN não se resumirá a participar da Sessão Solene. A partir da segunda-feira (3), conselheiras/os e funcionárias/os estarão no município cumprindo uma agenda que envolve diversos setores da entidade.

Serão realizadas visitas das Comissões de Direitos Humanos e Orientação e Fiscalização em órgãos públicos da cidade. Ainda em março, o CRP-17/RN esteve em oito municípios do alto oeste e a visita a Caicó é a continuação desse importante trabalho de interiorização e aproximação da categoria.

“As viagens têm como objetivo estar mais perto das psicólogas do RN, através de realizações de visitas de orientação, palestras em instituições de ensino e bate-papo com profissionais”, explica a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização, Luanna Metta (CRP-17/3045). “Esses momentos permitem que o nosso Conselho conheça de perto a realidade do trabalho das psicólogas, e também são uma forma de apresentar as nossas ações”, finaliza Luana.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment