Conselho de Psicologia do RN vive dia de eventos importantes nesta quinta-feira (14)

Conselho de Psicologia do RN vive dia de eventos importantes nesta quinta-feira (14)

CRP Itinerante acontece em Natal, com debate sobre a luta das pessoas com deficiência em sua abertura; no mesmo dia, houve o lançamento de resolução do Conselho Federal para a categoria.

Nesta quinta-feira (14), no Instituto Metrópole Digital da UFRN, aconteceu a abertura do projeto CRP Itinerante, que faz parte das ações do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17). Nesta edição, o projeto abarcou lançamento de resolução nacional sobre psicoterapia e ainda contará com Sessão Solene da Assembleia Legislativa do RN (ALRN).

Destaque nesta edição do CRP Itinerante, fez parte da programação de abertura uma discussão sobre o papel da Psicologia na luta pelos direitos das pessoas com deferência. Presente na mesa redonda que debateu o tema, o membro do CRP-17/RN, e pessoa com deficiência, Rafael Ribeiro (CRP 17/3227), afirmou que esta pauta é necessária, pois a discussão é insuficiente na área.

Rafael, ao centro, é Conselheiro do CRP-17.

 

“Estamos tendo a oportunidade de pautar a Psicologia, em níveis nacional e regional, no que diz respeito à negligência histórica com que o tema da pessoa com deficiência vem sendo tratado”, apontou Rafael. “Temos notado que a sociedade tem acolhido o tema e as discussões e as/os profissionais estão mais abertas/os para o combate a uma psicologia capacitista”, finalizou o psicólogo.

Natal sediou lançamento da Resolução 13/2022 do Conselho Federal de Psicologia

Durante a realização do primeiro dia do CRP Itinerante, um evento importante para toda a categoria profissional de psicólogas e psicólogos foi realizado: o lançamento da Resolução 13/2022 do CFP. Tratando da atuação na área da psicoterapia, a resolução é um importante marco para a profissão, uma vez que boa parte das pessoas que atuam na profissão exercem o papel de psicoterapeutas.

Com a presença da presidente do CFP e outros membros do Conselho Federal, o evento reuniu inscritos em diversos Conselhos Regionais do Brasil, além de uma grande audiência virtual, que acompanhou o evento pelo Youtube e participou da apresentação com perguntas e comentários.

Para a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, esta resolução chega para fortalecer uma prática antes fragilizada. “O entendimento de pressupostos científicos é fundamental para o exercício da psicoterapia pelo profissional de Psicologia”, explicou. “Com a resolução, a/o psicóloga/o tem nas mãos um instrumento importante e que se soma a outros fatores ao diferenciá-la/o de profissionais não capacitados”, disse.

A resolução entrará em vigor, oficialmente, na próxima quinta-feira (21) e, sobre ela, Fernandes ainda fez um pedido à categoria: “peço que as psicólogas, psicólogos e psicólogues, que se apropriem desta resolução e a utilizem como instrumento de trabalho constante, na busca pela primazia da atuação profissional na psicoterapia”.

Sessão solene em homenagem à Psicologia encerra programação

Nesta sexta-feira (15) às 9h, na ALRN, haverá sessão solene em alusão aos 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil. A ação é uma proposição da deputada estadual Isolda Dantas e conta com o suporte do CRP-17/RN, na ocasião do seu aniversário de 15 anos de fundação.

A marca de 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil, trata sobre o exercício da profissão e os cursos universitários de formação de profissionais. A homenagem na ALRN acontece a partir da mobilização do CRP-17/RN e do CFP, e tem como objetivo prestigiar as psicólogas e psicólogos do estado e de todo país.

Para a presidente do CRP-17/RN, Ana Andréa Barbosa Maux, o momento é de celebrar não apenas a existência da profissão, mas o que ela significa para toda a sociedade. “O cuidado com a saúde mental, especialmente como mostrou a pandemia, é importante que seja acompanhado da atuação de uma profissional capacitada”, explica. “Por isso, a regulamentação da profissão e a existência dos conselhos federal e estadual é tão importante”, destaca Maux.

Ana Maux, presidente do CRP-17.

 

A Sessão Solene será aberta ao público e será transmitida, ao vivo, pelo YouTube do CFP: https://youtube.com/c/confederalpsicologia.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment