Conselhos de Psicologia estão em migração para nova plataforma de gestão cadastral e financeira

Conselhos de Psicologia estão em migração para nova plataforma de gestão cadastral e financeira

Os Conselhos de Psicologia estão em processo de migração de seus dados para uma nova plataforma tecnológica que vai integrar a gestão de informações cadastrais, financeiras, de processos e de fiscalização no Sistema Conselhos – padronizando fluxos e otimizando o acesso aos serviços prestados pelos regionais.

A migração para o novo Sistema de Gestão Cadastral, Financeiro, Processos e Fiscalização (BRC) teve início em 2020, por deliberação aprovada conjuntamente pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF).

A decisão de renovar soluções em tecnologia se deu como resultado de ampla análise realizada pelo Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação, do Sistema Conselhos de Psicologia, composto por representantes do CFP e dos Conselhos Regionais do Distrito Federal (CRP-01), de Minas Gerais (CRP-04), do Rio de Janeiro (CRP-05), de São Paulo (CRP-06), do Rio Grande do Sul (CRP-07), do Paraná (CRP-08) e de Alagoas (CRP-15), além de técnicos da área.

As novas soluções buscam atender as necessidades do Sistema Conselhos para gerir diferentes informações, como as de ordem cadastral e financeira – uma demanda há tempos solicitada pelos CRPs. Isso porque o antigo sistema  oferecia uma tecnologia obsoleta, que exigia dos Regionais uma infraestrutura tecnológica complexa e que não disponibilizava à categoria os serviços on-line de forma satisfatória.

Com a nova ferramenta, o Sistema Conselhos de Psicologia passará a contar com uma plataforma unificada e totalmente digital, ofertando soluções mais ágeis e práticas e que não requerem a compra pelos CRs de programas ou de grande infraestrutura tecnológica.

Durante o processo de migração, instabilidades têm sido registradas, bem como eventuais dificuldades no atendimento a concretas atribuições. A empresa responsável pelo fornecimento do BRC está sendo notificada para sua efetiva atuação como ponto focal junto aos CRPs, a fim de prestar o suporte  técnico necessário.

Implantação

Até o início do ano passado, apenas cinco Conselhos Regionais já estavam com o novo sistema em uso: São Paulo (CRP-06), Rio Grande do Sul (CRP-07), Paraná (CRP-08), Santa Catarina (CRP-12) e Rondônia-Acre (CRP-24).

Ao longo de 2022, outros 17 Conselhos passaram a utilizar a plataforma – Distrito Federal (CRP-01), Pernambuco (CRP-02), Bahia (CRP-03), Goiás (CRP-09), Pará-Amapá (CRP-10), Ceará (CRP-11), Paraíba (CRP-13), Mato Grosso do Sul (CRP-14), Alagoas (CRP-15), Espírito Santo (CRP-16), Rio Grande do Norte (CRP-17), Mato Grosso (CRP-18), Sergipe (CRP-19), Amazonas-Roraima (CRP-20), Piauí (CRP-21), Maranhão (CRP-22), e Tocantins (CRP-23).

No momento, apenas os Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04) e do Rio de Janeiro (CRP-05) ainda não realizaram a migração para o novo sistema.

A estimativa é que até o final do primeiro semestre de 2023 todos os 24 Conselhos Regionais de Psicologia já estejam utilizando o Sistema BRC na administração de seus dados – bem como o CFP, que adotará a plataforma para compor a base nacional de profissionais da área.

Texto reproduzido do site do CFP. Clique aqui e acesse a publicação original. 

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment