15 abr Consenso para América Latina no enfrentamento aos danos psicológicos da Covid-19
Todos nós estamos vivenciando um momento atípico no mundo. A pandemia trouxe diversas mudanças relacionais e socioeconômicas. Com a pandemia, o afastamento dos contatos sociais e as restrições ao movimento tendem a afetar a saúde mental dos indivíduos.
Para reduzir os riscos psicológicos diante do contexto, a Federação Latino-Americana de Sociedades de Sono e a Associação Latino-Americana de Psicologia do Sono formaram um comitê de trabalho encarregado de elaborar um documento que transcreve, contextualiza e emite um consenso para América Latina, baseado nas recomendações da Associação Americana de Psicologia (APA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento as conseqüências psicológicas da pandemia da COVID-19.
O documento orienta sobre diversos cuidados para lidar com pessoas em vulnerabilidade, como manejar sentimentos como estresse e ansiedade, sinais de quando é preciso procurar ajuda profissional e outras dicas de como cuidar do sono. O material ainda traz recomendações à crianças, escolas, pais, adultos, idosos, profissionais da saúde e pessoas que receberam alta da quarentena.
Clique aqui para ter acesso ao arquivo completo traduzido em português pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
No Comments