CPTO lança nota em homenagem aos profissionais de Recursos Humanos

CPTO lança nota em homenagem aos profissionais de Recursos Humanos

Dia 03 de junho é o dia do profissional de Recursos Humanos. Em meio à pandemia do Coronavírus, os profissionais de Recursos Humanos (RH), continuam a desenvolver atividades. Elas são entendidas como essenciais: recrutar, selecionar, treinar, acompanhar indicadores, realizar pagamento de salários e benefícios, organizar férias, dentre outras atividades.

Neste dia, mais do que os parabéns, os profissionais de RH desejam ser incluídos na agenda. No Brasil, eles são mais de 310 mil pessoais. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Seccional Rio grande do Sul, que em parceria com a empresa Mercadômetro analisou o mercado de trabalho dos profissionais distribuídos em três grandes áreas, a saber: Departamento Pessoal (DP), Medicina do Trabalho (MT) e Segurança do Trabalho (ST) no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. Os dados foram traçados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em consonância com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Segundo o estudo, a área de RH compõe 61% das vagas ocupadas – ao todo são 189.893 funcionários. Dentre esse total na área de RH, 23,81% ocupam cargos de liderança ou são gestores. A região Sudeste concentra o maior número de profissionais das três áreas, com 58,2%. Em seguida a região Sul, que ocupa 15,89%. O Nordeste concentra 13,81%, Centro Oeste 7,88% e a Norte 4,11%. Com menor número de profissionais na área de Recursos Humanos, a região Norte conta com 6.989 profissionais. Outra informação relevante é a de que 30% dos gestores e lideranças da área de RH trocaram de empresa no período analisado.

Os números falam de um dimensionamento equivocado para a profissão quando se percebe a quantidade de organizações em funcionamento no país. Somos poucos para muitas atividades de cunho analítico e de grande impacto que interfere em grupos maiores de pessoas, impactando diretamente muitas famílias.

É preciso enaltecer esses profissionais que somente voltam para casa após fechar a folha de pagamento e assim cumprir os prazos legais para evitar multas ao empregador e desgastes para os funcionários. É necessário valorizar o compromisso de sair de casa, mesmo diante do estado de calamidade em 2020, para honrar a continuidade dos processos essenciais apesar da ausência de tecnologia e ferramentas eficientes de controle e de gestão adequadas à realidade da rotina e que poderiam dar a oportunidade de mensurar e apresentar melhor os resultados dos trabalhos.

É preciso garantir a valorização nesse dia, mas também é necessário expressar as angústias de uma atividade essencial que quando em tempos de diminuição no quadro de pessoal é um dos primeiros setores a ser atingido. O RH tem sido atendido quando sobra tempo na mesa da Diretoria. Demandas analíticas e de grande impacto perante órgãos externos de fiscalização não são acolhidos em tempo oportuno fragilizando o papel do RH e de suas decisões com grandes chances de ser punido no futuro pelos mesmos motivos que tentou alertar anteriormente. Suas opiniões precisam ser consideradas, pois são elos de garantia de amenização de conflitos e de angústias que, se melhor acolhidos, culminará em um clima organizacional mais satisfatório.

O RH ainda é um lugar de disseminação de práticas e protocolos que garantem a diversidade e a superação do preconceito em um mundo cada vez mais amplo em possibilidades. É no RH, por exemplo, que as festas de enaltecimento da necessidade da aparente beleza feminina estão sendo superadas, cuja valorização advém de suas competências e boas práticas de trabalho.

Também é no RH que o homem que bate na mesa deixa de ser entendido como modelo a ser seguido, para ser alguém a ser desenvolvido para melhores práticas de relação gestor-coordenado. É no RH onde o modelo pragmático é ampliado para a possibilidade da percepção individual do sujeito, permitindo ser visto em suas carências e habilidades singulares, aumentando cada vez mais o sentimento de pertença entre os funcionários para com a organização.

Estamos sempre dispostos a ouvir e pedimos: incluam o RH na agenda! Parabéns aos profissionais de RH pela bravura, pela força e pela gentileza de todo dia!

Comissão de Psicologia do Trabalho e das Organizações (CPTO)

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment