CRP-17 expressa apoio a mobilização nacional para inclusão de psicólogos no SESMT

CRP-17 expressa apoio a mobilização nacional para inclusão de psicólogos no SESMT

O CRP-17 expressa apoio a uma Mobilização Nacional com o objetivo de inclusão da Psicóloga(o) do trabalho nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) das empresas brasileiras.

O movimento tem a intenção de conscientizar e somar esforços visando à concretização de ações que mobilizem o atual Secretário Especial da Previdência e Trabalho – do Ministério da Economia, de modo que adote providências e análises técnico-jurídicas necessárias, bem como, expeça uma Portaria determinando a inclusão da(o) Psicóloga(o) do Trabalho dentre os profissionais que integram o SEMST das empresas. A exposição de motivos foi feita em maio por Edwar Abreu Gonçalves, Psicólogo Clínico de Segurança e Saúde do Trabalho.

Entre outras coisas, o documento que motiva a ação, cita que atualmente o SEMST é constituído por cinco categorias profissionais: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem do trabalho; salientando a importância de conhecimento específicos que estejam consonantes com as recomendações técnico-preventivas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Leia a nota de apoio da Comissão de Psicologia  do Trabalho e Organizações (CPTO) na íntegra:

A(o) Psicóloga(o) do Trabalho…

Há de considerar a importância dada às dimensões psicossociais relacionadas ao trabalho, área de incumbência da profissional psicóloga(o), que por sua vez tem a responsabilidade de atuar na gestão dos riscos psicossociais. Alguns fatores são caracterizados a condução dos riscos, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho apresenta algumas características dessas condições de trabalho, culminando em riscos psicossociais, como: cargas de trabalho excessivas; exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções; falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho; má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral; comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas; assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros.

Estes fatores mencionados têm sido observados em diversas atividades de trabalho e sendo contribuintes no agravamento de transtornos mentais. Isto pode ser afirmado com base no 3º boletim quadrimestral de Adoecimento Mental e Trabalho emitido pela Secretaria da Previdência no ano de 2017, o documento mostra que os transtornos mentais foram a terceira maior causa de concessão de Auxílio-Doença e de Aposentadoria por Invalidez de Naturezas Previdenciária e Acidentária entre os anos de 2012 a 2016.

Ainda, considerando o contexto de pandemia provocada pela COVID-19, estima-se que pode ocorrer um aumento de pelo menos um terço na incidência de transtornos mentais na população, segundo o manual de recomendação para gestores da Fiocruz sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Deste modo, considerando o impacto que este cenário causará na rotina das organizações e do mundo do trabalho como um todo reiteramos a importância da(o) da Psicóloga(o) do Trabalho compondo a equipe dos SESMTs.

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17) e a Comissão de Psicologia do Trabalho e Organizações (CPTO) do presente Conselho, apoia a Mobilização Nacional objetivando a inclusão da PSICÓLOGA(O) DO TRABALHO nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) das empresas brasileiras.

Helena Grazyelle do N. Oliveira

Psicóloga (CRP 17/4354), Conselheira, Coordenadora da CPTO

Rafael Ribeiro Filho

Psicólogo (CRP 17/3227), Presidente do CRP-17

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment