CRP-17 participa de reunião multiprofissional com Conselho de Fisioterapia

CRP-17 participa de reunião multiprofissional com Conselho de Fisioterapia

Com o objetivo de tratar de assuntos referentes à terapia Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN) participou, no dia 27 de setembro, de reunião no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da primeira região (Crefito-1), em Natal.

Na ocasião, o CRP-17/RN foi representado pelo Conselheiro Rômulo Raulino (CRP-17/3125), que destacou a importância da Psicologia se inserir em debates como este.

O Conselheiro explicou que a reunião foi motivada pela necessidade da discussão sobre o ABA e seus desdobramentos no atendimento integral à saúde, assim como pontos de aproximação entre a Psicologia, Terapia Ocupacional e a Fisioterapia. “Foi uma troca rica em ideias, que certamente contribuirão para um trabalho colaborativo e construtivo entre as respectivas ciências e práticas profissionais”, afirmou Rômulo.

Junto às autoridades e fiscais do Crefito-1, que promoveram a reunião, a expectativa é que mais encontros sejam realizados futuramente, e que sejam incluídas outras categorias profissionais.

Entenda a ABA

Principal expoente da ciência da análise de comportamento, a terapia ABA pode ser utilizada nos mais diversos segmentos da sociedade, como empresas, escolas e em espaços terapêuticos.

Foi nos anos 1980 que começaram a surgir estudos relacionando a terapia com o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo Estados Unidos e Inglaterra os locais onde mais se popularizou.

Na ABA, a intervenção começa com um diagnóstico minucioso do indivíduo e de seu comportamento, para que se identifique a área (ou as áreas) onde há déficit ou excesso. Com o plano traçado, o paciente vai ser direcionado para o ensino e/ou redução de seus processos.

Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment