CRP-17 participa de seminário sobre internações psiquiátricas involuntárias da Sesap

CRP-17 participa de seminário sobre internações psiquiátricas involuntárias da Sesap

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) participou, nesta terça-feira (18), do I Seminário de Monitoramento das Internações Psiquiátricas Involuntárias, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN). O Seminário teve como objetivo debater a temática e apresentar a Comissão Revisora das Internações Psiquiátricas Involuntárias do Rio Grande do Norte.

O CRP-17/RN foi representado na atividade pelo psicólogo Gustavo Aguiar (CRP￾17/4917), que é membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho e que também preside o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RN (CEPCT/RN).

A renovação da Comissão Revisora, que foi recentemente instaurada no RN pela Lei Nº 10.216/2001 e a Portaria de Consolidação Nº 3/2017 do Ministério da Saúde. “Este é um passo importante para a efetivação da Reforma Psiquiátrica no estado, já que tem como objetivo acompanhar o processo de internação psiquiátrica e, assim, garantir direitos para as pessoas internadas, considerando que o processo de restrição de liberdade deve acontecer somente em momentos excepcionais”, explicou Gustavo.

Na foto está o representante do CRP-17, representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte (COEDHUCI/RN) e da SESAP/RN.

Mateus de Paula Oliveira Santos
mateus@skycomunicacao.jor.br

Jornalista

No Comments

Post A Comment