CRP-17 participa do IV Seminário Psicologia e Políticas Sociais da UFRN

CRP-17 participa do IV Seminário Psicologia e Políticas Sociais da UFRN

Como parte da Jornada de Psicologia 2022 do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN), o Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPME), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, de 31 de agosto a 2 de setembro, o IV Seminário Psicologia e Políticas Sociais. O encontro aconteceu na UFRN, contou com o apoio do CRP-17/RN e a participação de suas conselheiras.

Com o tema “Psicologia e Política de Assistência Social na interface com o Sistema de Justiça”, o evento reuniu psicólogas/os, estudantes e profissionais de áreas correlatas aos temas dos debates propostos. A programação incluiu minicursos, simpósios, palestras, apresentações de trabalhos e lançamento de livros. No primeiro dia do evento, as conselheiras do CRP-17/RN, Carmem Cavalcanti e Avrairan Caetano, conduziram minicursos sobre medidas socioeducativas e rede de garantia de direitos, respectivamente.

Para Carmem, que é coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-17/RN, é preciso fortalecer as medidas socioeducativas em meio aberto para, um dia, abolirmos as prisões. “Pois a irracionalidade do confinamento só prepara as pessoas para viverem entre muros e nunca fora deles. Cuidado e educação têm que ser em liberdade, por isso as medidas em meio aberto são mais eficazes. A prisão é fracasso da nossa sociedade”, pontuou durante sua fala no evento.

De acordo com Avrairan, atualmente vice-presidente do CRP-17/RN, “a importância do trabalho interdisciplinar e as práticas de articulação como estratégia de intervenção se mostram de extrema relevância e marcam o fazer ético e político da Psicologia”. Ela ainda destacou que a Psicologia “tem avançado, apesar dos desafios, e possibilitado à população uma assistência acolhedora e necessária em seu processo de enfrentamento da Questão Social”.

Seminário foi enriquecido pela parceria com o CRP-17

O Seminário se apresentou como uma atividade importante para dar luz ao trabalho desenvolvido pela Psicologia do RN no campo da Assistência Social, demonstrando que este é um espaço consolidado e crescente de práticas, construção de saberes e de assistência psicossocial por parte das/os profissionais.

Para a professora da UFRN e organizadora da atividade, Isabel Fernandes, o CRP-17/RN sempre foi um grande apoiador desta iniciativa acadêmica. “Evento idealizado em parceria, a proposta sempre foi unir as contribuições e o espaço democrático da universidade às entidades de representação da Psicologia por meio do Sistema Conselhos”.

“Como forma de estreitar tais laços, GPME/UFRN e CRP-17 têm empreendido esforços para que haja uma mútua alimentação entre o que a universidade produz e as demandas do trabalho das psicólogas nas políticas sociais. Para tanto, o CRP tem sido articulador fundamental dessa relação, divulgando pesquisas e esse evento, convocando profissionais, convidando profissionais, enviando conselheiros para contribuírem de diferentes formas no Seminário”, completou Isabel.

Jornada de Psicologia 2022 e os 15 anos do CRP-17

“Contar com o IV Seminário de Psicologia e Políticas Sociais encerrando a Jornada de Psicologia do CRP-17 confirmou que acertamos na escolha das ações para celebrar 15 anos do nosso Conselho e os 60 anos da Psicologia no Brasil. O seminário se destacou como atividade importante para dar visibilidade ao trabalho que psicólogas e psicólogos têm desenvolvido no RN, no campo da Assistência Social”, mostrou a presidente do CRP-17, Ana Maux.

A presença de profissionais e estudantes de outras ciências, como a participação das assistentes sociais no evento, exemplificou as boas parcerias que vêm se desenvolvido entre as profissionais – em sua práxis diária – e a compreensão sobre a importância do trabalho interdisciplinar, num espaço de trabalho partilhado e que vem alcançando bons resultados.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment