CRP-17/RN participou de reunião de encerramento do GT de psicoterapia

CRP-17/RN participou de reunião de encerramento do GT de psicoterapia

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) participou, na última segunda-feira (12), da reunião de encerramento de grupo do Grupo de Trabalho (GT) de Psicoterapia, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.

Em reunião sobre a temática desde 2020, o GT, que teve suas tarefas definidas em Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), contou com a participação do CRP 17 como um dos representantes da região nordeste.

A psicoterapia é um tema de grande relevância para o CRP-17/RN e a participação neste GT ressalta a atenção e dedicação dadas ao tema pelas gestões.

Voltando um pouco no tempo, especificamente em 2009, ano em que ficou definido pela Apaf como o ano da psicoterapia, o CRP-1/RN7 já se destacava como um dos estados atuantes no GT, a partir da participação Ad hoc da psicóloga Elza Dutra (CRP 17/0022). Naquela ocasião, o conselho tomou parte na produção de textos geradores, publicação importante para orientar as psicólogas a respeito do exercício da psicoterapia, mas também para contribuir com o debate sobre o tema.

De acordo com a presidente do CRP-17, Ana Maux, que esteve no encontro do dia 12 de de setembro, as discussões ganharam maturidade e, na atual gestão, o GT de Psicoterapia desenvolveu uma série de atividades, com destaque para a atualização da resolução sobre o tema, com a publicação da resolução CFP 13/2022 e o documento orientativo, que será lançado em breve.

“Em relação a resolução, destaca-se o caráter democrático em sua construção, que contou com o acolhimento das contribuições de todos os conselhos regionais, e também da escuta das entidades nacionais de psicoterapia, através do ciclo de audiências públicas, em março de 2022”, explicou Ana. “O documento orientativo somará às reflexões e direcionamentos para a atuação das psicoterapeutas. Também contribuirá na divulgação para a sociedade sobre a prática da psicoterapia realizada por psicólogas”, finalizou.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment