CRP-17/RN realiza mapeamento de profissionais negras, indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais

CRP-17/RN realiza mapeamento de profissionais negras, indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais

A Comissão de Relações Étnicos-Raciais (CRE-R) do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN) promove a partir deste sábado (6) um levantamento com as/os profissionais da Psicologia que atuam no RN e são negras/os, indígenas, de comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais.

O levantamento será feito por meio de uma pesquisa online – que é parte do planejamento estratégico da atual gestão do CRP-17/RN – e tem como objetivo mapear a quantidade destes profissionais, onde estão localizados no RN e como está sua inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora da CRE-R, a conselheira Marina Angélica Silva Queiroz (foto), este mapeamento vai além de um simples levantamento de dados. “Queremos conhecer estes e estas profissionais mais de perto e oferecer mais subsídios ao CRP RN, mas também ao Conselho Federal de Psicologia, sobre orientação à categoria no atendimento a estas populações e suas necessidades”.

Para responder a pesquisa, a/o profissional deverá acessar um formulário online que estará disponível até o dia 5 de setembro. O formulário aborda temas como questões sobre raça, etnia, diversidade cultural e religiosa na prática profissional, além de investigar como estas/es profissionais avaliam os textos e debates sobre questões étnico-raciais na produção de material científico-acadêmico na área da Psicologia.

Após o prazo final estipulado para responder ao questionário, as informações coletadas serão compiladas em um relatório, que trará luz para questões de raça, regionalidade, entre outras. “Com isso, pretendemos fortalecer a atuação destas e destes profissionais que muitas vezes lidam com o processo de invisibilização, racismo, exclusão e falta de representação”, declara Marina.

Para a/o profissional que atende às orientações acima, basta clicar no link a seguir e preencher o formulário: https://bit.ly/3vKiOZQ.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment