Audiência Pública sobre Lei da Educação movimenta Assembleia Legislativa

Audiência Pública sobre Lei da Educação movimenta Assembleia Legislativa

Uma Audiência pública ocorrida na terça-feira (25), às 15h, na Assembleia Legislativa do RN, discutiu a importância da atuação da Psicologia e do Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica. A ação integrou as atividades do Seminário Regional, e foi uma articulação entre CRP-RN e CRESS-RN com o mandato da deputada estadual Isolda Dantas, propositora da matéria na Assembleia.

A Audiência contou com o apoio de mais 20 representações. Entre elas, Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidades da Educação, órgãos do controle social, movimentos sociais, representantes estudantis, entidades da Justiça e dos Direitos Humanos. Entre os parlamentares que marcaram presença estavam a deputada federal Natália Bonavides, e as vereadoras Júlia Arruda, de Natal, e Thabatta Pimenta, de Carnaúba dos Dantas.

Na fala, a presidenta do CRP-RN, Keyla Mafalda de Oliveira Amorim (CRP17/1707), lembrou os materiais que existem para orientar gestores, como a Nota Técnica do CRP, e destacou “estamos falando da escolarização como um cenário central para o desenvolvimento humano e para defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes’’.

A presidenta também falou sobre a sobrecarga de trabalho vivenciada pelos professores na pandemia. “Nossos professores estão no topo dos profissionais que adoecem”, afirmou. A atuação da Psicologia na Educação também está relacionada à assistência estudantil e à inclusão escolar..

CRESS fez críticas aos vetos do Governo

A presidenta do CRESS-RN, Angely Cunha, lembrou os vetos do governo à Lei que foram derrubados pelo Congresso. “A conquista desta Lei vai ao contrário do que a gente acompanha do governo federal. Nós somos contra um governo genocida”, declarou Angely.

Emancipação

A psicóloga Izabel Augusta Hazin Pires (CRP 02/9446), representante do CFP, defendeu uma educação emancipatória e crítica, “lutamos por um projeto de educação que seja uma escola voltada à emancipação humana, que traga contribuição para formarmos seres mais conscientes, livres e que participem mais dos processos sociais”, afirmou.

Missão cumprida

No fim da audiência, a deputada Isolda Dantas ressaltou o sentimento de dever cumprido, por ter levado o debate à Assembleia Legislativa, e colocou o mandato à disposição para avançar na implementação da Lei.

“O nosso mandato está à disposição, como eu acredito que todos os mandatos, as organizações e as entidades representativas aqui presentes. Essa é uma luta mais do que necessária, principalmente nesse processo do pós-pandemia. Saímos daqui com a missão cumprida de fomentar o debate na sociedade”, concluiu Isolda.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment