CRP lança referência técnica que aborda papel de psicólogas na Atenção Básica à Saúde

CRP lança referência técnica que aborda papel de psicólogas na Atenção Básica à Saúde

O CRP-17 lança virtualmente nesta segunda-feira, 29 de junho, a primeira edição da referência técnica “Atuação de psicólogas na Atenção Básica à Saúde”  produzida em 2019 pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

A  rede de Atenção Primária à Saúde (APS) tem foco comunitário e territorial, e visa desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente nas necessidades de saúde das coletividades, na direção da prevenção e promoção da saúde. Dessa forma, a psicóloga(o) tem um papel imprescindível nesses espaços de atuação, no cuidado integral dos indivíduos e das coletividades.

O documento destaca a importância do trabalho multiprofissional e intersetorial com foco no apoio matricial e na clínica ampliada, reforçando a necessária mudança de paradigma de uma lógica de cuidados exclusivamente biologizante, medicamentosa e com foco nas patologias, para uma lógica com práticas interdisciplinares, compreendendo os determinantes sociais, a saúde do sujeito e suas relações.

É importante destacar que as ações desenvolvidas na Atenção Primária a Saúde são imprescindíveis na abordagem comunitária, necessária no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Segundo dados da Secretária de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 80% dos casos da doença se manifestam de forma leve e moderada e podem ser manejados na APS. Nesse sentido, esse nível de atenção é capaz de exercer a contenção da transmissibilidade do Coronavírus, atuando na identificação precoce de casos de síndrome gripal.

As equipes de atenção básica conhecem o território, suas populações e vulnerabilidades, cabendo a estas coordenar e monitorar as ações dirigidas à comunidade em articulação com os serviços especializados e complementares.

Clique aqui para fazer a leitura completa da RT sobre Atenção Básica.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment