CRP-RN promove debates sobre atuação de psicólogas em desastres como a COVID-19

CRP-RN promove debates sobre atuação de psicólogas em desastres como a COVID-19

Para discutir sobre as estratégias de atuação profissional de Psicólogas(os) em desastres como a pandemia da COVID-19, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN) promoverá um Ciclo de Debates a partir desta quarta-feira, 24 de março; e nos dias 7 e 22 de abril. Cientificamente, a pandemia é caracterizada como um “desastre biológico”, tendo como uma das consequências as inúmeras perdas humanas. Evento online pelo Cisco Webex tem como público-alvo profissionais e estudantes de psicologia.

Em um ano, a pandemia ocasionou mais de 2 milhões de mortes pelo mundo e mais de 300 mil no Brasil – país latino-americano mais afetado pela crise de saúde pública. No momento, o país vive a segunda onda da doença com surgimento de novas variantes, situações de colapso no SUS, superlotação de hospitais, falta de leitos e, em alguns casos, falta de oxigênio.

O Conselho de Psicologia abordará ainda situações de risco e emergência em desastres naturais e tecnológicos, e em migrações e refúgios. Stenio Oliveira, conselheiro do CRP-RN e coordenador do Serviço de Emergências e Calamidades Públicas de Natal, explica que há uma diferença entre os conceitos de risco, emergências e desastres.

“O risco é a probabilidade de algo acontecer. Já emergência é algo que surge como forte ameaça e que pode causar danos. E por último, os desastres são fenômenos que provocam danos em massa, de natureza social, econômica, ambiental e psicológica, e que necessitam de políticas de enfrentamento nacional e/ou internacional”, afirma.

Stênio aponta que os impactos causados pelos desastres são diversos: “São perdas humanas, materiais, econômicas, danos ambientais às mudanças culturais forçadas, e a COVID-19 é a maior situação de desastre que a humanidade vem enfrentando. De modo geral, a Psicologia tem um olhar de cuidado para essas situações”, diz.

Atuação da Psicologia

Segundo o conselheiro do CRP-RN, a atuação de psicólogas(os) em emergências e desastres é normatizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por meio de por meio de Notas Técnicas (NT) publicadas em 2013 e 2016, e pelo Código de Ética da profissão.

Em 2016, o CFP recomendou a atuação da(o) psicóloga(o) nas fases de construção participativa dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal, garantindo a inclusão dos componentes de atenção psicossocial e da saúde mental, além da integração entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

De acordo com o conselheiro, o psicólogo atua de forma interdisciplinar, na identificação dos grupos e das condições de vulnerabilidade social, com o objetivo de auxiliar as vítimas a enfrentar perdas materiais, físicas e sociais, por meio da elaboração do luto, ou seja, usando estratégias para manejo da dor, por exemplo, realizando atendimentos individuais ou em grupos. Além de disso, os psicólogos atuam na identificação e resolução de determinados transtornos causados pelo evento danoso como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.

Os psicólogos podem atuar também na preparação de outros profissionais em equipes de emergência, atendendo na pré e pós-emergência, auxiliando na estabilidade emocional dos bombeiros, por exemplo.

“A atuação de psicólogos é de fundamental importância em todas as fases da Gestão de Riscos, principalmente no processo de construção da resiliência e protagonismo social das pessoas afetadas, pois os danos e impactos psicossociais dos desastres são diversos”, afirma.

Ciclo de Debates – Rodas de conversa:

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte
crprn@crprn.org.br

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO é a entidade representativa da psicologia e do exercício da profissão de psicólogo com sede em Natal e jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte.

No Comments

Post A Comment